Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Chineses que atuam na geração eólica visitam a CEEE

Publicação:

Visitantes chineses têm 1.500 geradores instalados em diversos parques eólicos
Visitantes chineses têm 1.500 geradores instalados em diversos parques eólicos - Foto: Guga Marques

Um grupo de representantes de empresas da China visitou nesta sexta-feira (1º) a diretoria do Grupo CEEE, em Porto Alegre, com o propósito de, no futuro, firmar novas parcerias de negócios no RS, em especial na área de geração eólica. O objetivo do encontro dos empresários da Zhejiang M&E Group, que contou com a mediação da vice-presidente da empresa Insigma, foi apresentar aos dirigintes da concessionária gaúcha os negócios desenvolvidos pelas instituições daquele país, um dos integrantes do Brics, grupo político de cooperação formado por BrasilRússiaÍndia,China e  África do Sul.

Durante  encontro, que teve a presença da presidente em exercício do Grupo CEEE, Emília Mazzoni; do diretor de Transmisão, Gilberto Silveira; e de representantes das diretorias de Geração e de áreas da presidência da empresa, Si Jianlong e Xu Guodong, da Zhejiang Windey, detalharam os projetos que vêm sendo desenvolvidos pela Zhejiang, que tem 40 anos de fundação e já possui 1.500 geradores instalados em diversos complexos eólicos. O secretário adjunto da Secretaria de Infraestrutura, João Mota, também acompanhou a visita.

Por parte da CEEE, os chineses receberam informações sobre a regulação do setor elétrico brasileiro, as características das empresas do Grupo, além de alguns dos principais projetos da Companhia, como a construção do Parque Eólico de Povo Novo, no litoral Sul do RS, empreendimento que contará com 25 torres de aerogeradores e capacidade de geração de 55 megawatts. Outro assunto que ocupou parte da reunião envolveu questões da lesgislação brasileira em relação a novos empreeendimentos e ao meio ambiente. 

Texto: Mara Medeiros
Foto: Guga Marques

Portal do Estado do Rio Grande do Sul