Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Chuva permite que seja normalizada captação de água em Nova Petrópolis

Publicação:

Nova Petrópolis   barragem Santa Izabel   Corsan
Turbidez da água bruta, antes de passar por tratamento, após a chuva forte que normalizou nível da barragem Santa Izabel - Foto: Divulgação / Corsan

As chuvas que caíram no domingo (16/2) na barragem Santa Izabel, que abastece Nova Petrópolis, recuperaram os níveis do manancial. Nos últimos dez dias, quando o nível da barragem começou a baixar rapidamente, a Corsan montou uma força-tarefa de intenso trabalho, destacando-se a perfuração de dois poços artesianos em São José do Caí, o que possibilitou disponibilizar cerca de 1.500 m³ por dia ao sistema de distribuição, o que corresponde a cerca de 50% da água consumida na cidade. Essa água foi transportada dos poços até a Estação de Tratamento por sete caminhões pipa, o que garantiu a normalidade da distribuição, mesmo no período crítico de altas temperaturas e falta de chuvas.

Além disso, foi remontado um poço da Linha Imperial, aumentando a produção em cinco vezes, garantindo mais água ao sistema. Também foram perfurados dois novos poços na linha São Jacó, que irão contribuir para colocar mais água na barragem Santa Izabel, pois foram perfurados ao longo do seu leito.

Equipes foram reforçadas e realizado o controle da pressão a fim de evitar vazamentos e, por consequência, o desperdício de água. Apesar da situação estar normalizada, a Corsan pede à população que continue com consumo consciente da água, já que a temporada de calor deve prosseguir até o final de março e a previsão é de chuvas abaixo do normal nesse período.

Texto: Ascom Corsan
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul