Ciee busca ampliar programa de aprendizagem para jovens da Fase
Publicação:

A secretária extraordinária do Gabinete de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, recebeu, na tarde desta quinta-feira (5), o gerente de operações do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee RS), Lucas Baldisserotto. Na pauta da reunião, a renovação e a ampliação do protocolo de cooperação que permite a realização do Projeto Reintegrar, que tem por objetivo a reinserção de jovens da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul (Fase) à sociedade através da qualificação profissional.
O Projeto Reintegrar existe desde 2012 e foi implantado de forma pioneira no Brasil. Trata-se de um programa de aprendizagem para jovens que cumprem medidas sócio-educativas em regime fechado. A parceria, que reúne o Ciee RS, a Fase, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e o Ministério do Trabalho e Emprego, atende a casas localizadas em sete municípios – Porto Alegre, Passo Fundo, Caxias do Sul, Santo Ângelo, Santa Maria, Pelotas e Uruguaiana –, através da oferta de cursos de capacitação em diversas áreas, como conservação de empresas e sustentabilidade ambiental, auxiliar de alimentação e práticas bancárias.
Cerca de mil jovens já participaram do programa de aprendizagem. Desses, 180 concluíram o curso e cerca de 300 estão em capacitação. Segundo Lucas Baldisserotto, o objetivo é ampliar a atuação do projeto, de forma a dar suporte aos jovens e às famílias depois da formação, para que o processo de reintegração à sociedade seja completo e ocorra a inserção no mercado de trabalho. "Para este ano, temos a meta de atender a pelo menos 350 jovens. Se 20% deles ingressarem no mercado de trabalho, teremos um resultado positivo", explicou.
Texto: Síliva Lago
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação