Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Cientista político fala sobre cenário nacional em reunião do secretariado

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 19.06.2017: Governador José Ivo Sartori conduziu na tarde desta segunda-feira(19), a reunião do Secretariado, que contou com a palestra do cientista político, Carlos Melo, com o tema
"Nós enfrentamos a crise com coragem e atitude", afirmou o governador na reunião - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

"A crise não pode paralisar os governos e a sociedade. Precisamos olhar para frente, desenhando o amanhã e preparando o futuro. O Rio Grande do Sul fez isso melhor e com mais intensidade do que qualquer outro estado do país. Nós enfrentamos a crise com coragem e atitude", afirmou o governador José Ivo Sartori, nesta segunda-feira (19), em reunião com o secretariado, no Palácio Piratini. A reunião teve como convidado o cientista político Carlos Melo, que falou sobre o cenário político nacional e suas perspectivas.

O secretário de Comunicação, Cleber Benvegnú, ressaltou a importância da oportunidade de se ter "uma visão independente" sobre o cenário político atual. "Sempre nos importamos em fazer esses exercícios de águia, olhar para frente e para o alto. Não apenas observar o que é cotidiano, mas o todo para entender a situação do Estado", explicou.

O cientista político definiu o momento atual como uma crise "que não é conjuntural e tão pouco se dá pelos personagens da política atual, mas estrutural em virtude de uma série de problemas que nem sempre são compreendidos e diagnosticados. Por isso estamos em busca de uma solução".

"O Rio Grande do Sul sempre teve um papel muito importante, desde o Império, e acredito que precisa retomar esse papel", disse Melo. "Sei que o Estado passa por dificuldades, mas a tradição do Rio Grande do Sul é tão grande que o Estado não pode olhar só para si, deve olhar para o país porque é essa a forma de resolver seus problemas", afirmou.

O cientista político

Carlos Alberto Furtado de Melo é mestre e doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, participa ativamente em publicações de vários veículos de comunicação e também como consultor de empresas nacionais e internacionais. Também é analista político, palestrante e autor de 'Collor, o ator e suas circunstâncias', pela editora Novo Conceito.


Texto: Letícia Bonato
Edição: Denise Camargo/Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul