Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Circuito “Dandô” tem espetáculo no Centro Cultural CEEE quinta-feira (20)

Publicação:

A temporada 2014 do projeto “Dandô – Circuito de Música Dércio Marques” segue em caravana pelo Brasil com a participação de artistas que tenham seus trabalhos com base na cultura popular. Porto Alegre (RS) integra o calendário mensal de atividades do projeto. O quarto show do projeto na capital gaúcha ocorre na quinta-feira da próxima semana (20), no Auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV), que fica na Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico de Porto Alegre, e apresenta o músico de Caxias do Sul/RS, Valdir Verona.

O anfitrião de Verona será Demétrio Xavier. O espetáculo tem duração de 90 minutos e inicia às 19h30, com ingresso a R$ 20,00, que pode ser adquirido no local, a partir das 18h30. O projeto musical recebe esse nome em homenagem a Dércio Marques (falecido em 2012), um dos cantadores da arte nos “Brasis”, que revela novos músicos e une artistas de diversos lugares, de várias gerações, estilos e culturas.

Neste ano, o projeto “Dandô – Circuito de Música Dércio Marques” já passou por Campinas, São João da Boa Vista, Poços de Caldas, Guarulhos, Betim, Uberlândia, Araguari, Caxias do Sul, Pedro Osório, Rio Grande, Penha, Pelotas, São Marcos, Terra de Areia e Joinville.

Circuito Dandô
Músico: Valdir Verona
Anfitrião: Demétrio Xavier
Data: Quinta-feira (20 de novembro de 2014), às 19h30
Local: Auditório Barbosa Lessa - Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
(Rua dos Andradas, 1223 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)
Ingresso: R$ 20,00 e pode ser adquirido no local, a partir das 18h30.
Informações: circuito.dando@gmail.com
www.facebook.com/circuito.dando

O projeto

Esta iniciativa visa promover a circulação de música por todo o país, com artistas de várias regiões criando um intercâmbio e também gerando novas plateias. Os cantores com reconhecido trabalho podem ter uma melhor projeção no panorama nacional e proporcionar às pessoas o acesso à música de qualidade produzida no Brasil. Cada artista sai de sua cidade e passa por todos os pontos do circuito.

A ideia é que essa caravana seja contínua, assim, após o primeiro grupo de artistas ter circulado pelos pontos do Dandô, um novo grupo inicia a trajetória. Com aproximadamente 1h30 de duração, cada espetáculo conta sempre com um artista local recebendo e abrindo a apresentação para o artista convidado. Ao final do show, ocorre um bate-papo entre artistas e plateia.

O músico

Valdir Verona é natural de Caxias do Sul, RS. É músico com 25 anos de carreira profissional, tendo trabalhado, ao longo desse tempo, com apresentações musicais em diversos formatos: Solo, duos, trios, grupos, músico acompanhante, etc. Participou em gravações de diversos CDs e DVDs de música e poesia. Também trabalhou na área do ensino, ministrando aulas de viola, violão, teoria e leitura musical, harmonia, improvisação e percepção musical.

Atualmente, atua também na área de produção e direção musical e desenvolve um projeto de resgate da viola na música do Sul que passa por apresentações musicais, recitais, shows, composições, gravações, edições de partituras e oficinas de música.

Formação musical e obras
- Formação Musical: Teoria e Leitura Musical de 1987 a 1989 no Instituto Johan Sebastian Bach e Academia de Educação Musical; Violão Clássico, Harmonia e Improvisação de 1992 a 1996 na Prelúdio Centro Instrumental e Técnica Vocal na Sociedade de Cultura Musical – UCS, Caxias do Sul/RS durante o ano de 2000. Participou em diversas oficinas de música nas seguintes áreas: Violão, Viola brasileira, Canto, Grupo Vocal, Harmonia, Improvisação e HarmoniaHhPercepção musical, com diversos músicos renomados, tais como: Ulisses Rocha,Roberto Corrêa, Mozart Mello,Ricardo Breim,Fernando Deghi,Pablo Hernandez Arrieta, entre outros.
- Obras: Cds: “Acordes ao Vento”1995, ”Tons da Terra” 2000,“Encontro das Águas” 2007 Duo de Viola e Acordeon em parceria com Rafael De Boni, “Ad Libitum”2009 com o Ária Trio , “Uma Viola ao Sul” 2010 e “Na Estrada” 2013. Coletânea: “Viola Brasileira em Concerto” 2011, além de diversas participações especiais em diversos CDs e DVDs de artistas solo, grupos musicais, CDs de poesia, festivais etc.
- Livros com CDs encartados: “14 Estudos Progressivos - Violão Campeiro”, “Gêneros Musicais Campeiros no Rio Grande do Sul - Ensaio Dirigido ao Violão”; em fase de lançamento o álbum “Ritmos Campeiros no Rio Grande do Sul” (estudo sobre os ritmos gaúchos mais representativos).
- Além de seus trabalhos, produziu os CDs: “Do Meu Tempo”, do violonista Ubirajara Matana, que resgata a obra de um dos mais importantes violonistas regionais do RS, no tempo em que se usava violão pelos grupos gaúchos de baile. “De Luas e Galpões”, do compositor Rubem Sholl; “Alma Campeira”, do acordeonista Fernando Gomes(Tutti); “Descendência” de Araju Haas e “De São Jorge” a Criúva de José Lopes.

Destaques

- Em janeiro de 2012, fez parte do elenco de artistas que representam o Brasil no Fórum Econômico Mundial de Davos/Suíça na noite em que o país foi o homenageado no evento. Em abril de 2012, voltou a representar o País no exterior, fazendo dois shows na Feira Internacional do Livro de Bogotá/Colômbia, evento no qual o Brasil foi convidado de honra.
- Prêmio Excelência da Viola Caipira 2010 na categoria “Novas Vertentes” por seu trabalho com o instrumento, dirigido aos ritmos sulinos.
- Selecionado para o Festival Voa Viola no ano de 2010, entre os 24 trabalhos mais representativos da viola, no atual cenário nacional, participou do mesmo na edição de Brasília/DF.
- Indicações ao Prêmio Açorianos de Música 2011 na categoria instrumentista pelo CD “Uma Viola ao Sul” e na edição de 2007 na categoria compositor pelo CD “Encontro das Águas”.
- Matérias e entrevistas destacando seus livros dirigidos ao “violão campeiro” e ao trabalho com a viola na música do sul em revistas de circulação nacional; Guitar Player, Cover Guitarra, Raiz, Violão Pró, Acústico e Viola Caipira.

Principais Apresentações musicais:

Fórum Econômico Mundial de Davos na Suíça; Feira Internacional do Livro de Bogotá na Colômbia; Festival Voa Viola, edição de Brasília/DF; 8º Brasil Instrumental em Tatuí/SP; Circuito Nacional de Viola Instrumental – edições de Passo Fundo e Porto Alegre/RS; “Do Sul às Gerais”, Circuito pelo SESC-RS; Concertos ao Entardecer, Caxias do Sul (em diversas edições); Projeto Viola & Café Sesc-Campinas/SP.; Sarau no Solar - Solar dos Câmara; Ecarta Musical - Fundação Ecarta; Música no Jardim, na Casa de Cultura Mário Quintana e no Santander Cultural - Porto Alegre/RS, Femucic - Maringá/PR, Fejacan - Jacarezinho/PR; Femup - Paranavaí/PR, entre outros.

Outras informações:

Participação em Programas de TV: Documentário Nos Braços da Viola pela TV Brasil, apresentação: Saulo Laranjeira; SR Brasil da TV Cultura, apresentação: Rolando Boldrin; Programa Terra Canção, TV e-parana; Galpão Nativo da TVE - RS; Vida no Sul, Rede Aparecida; Galpão Crioulo, RBS TV; Bom Dia Campo, Canal Rural; Programa Terra, UCS TV, entre outros.

Texto: Assessoria CEEE
Edição: Redação Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul