Clima beneficia o arroz no Estado
Publicação:
As altas temperaturas e a boa luminosidade, verificadas na semana passada, estão sendo favoráveis à cultura do arroz. Porém, devido à baixa precipitação no mesmo período, as condições do clima podem prejudicar o milho e a soja. De acordo com o levantamento semanal sobre a situação das culturas, realizado pela Emater/RS, as chuvas do início dessa semana foram irregulares e de baixa intensidade. Caso o déficit hídrico diminua nos próximos dias, as lavouras entraram em ritmo normal de desenvolvimento.
O tempo seco está favorecendo a colheita do feijão que apresenta um produto de boa qualidade. Já foram colhidos 79% das lavouras, um pouco atrasado com relação à média histórica de 82% para a época, 9% estão maduros, 8%, em enchimento de grãos e 4%, em floração. O desenvolvimento do arroz é bom e o retardo no plantio em algumas regiões, devido às chuvas na época, não deve afetar o andamento da safra. O índice de desenvolvimento vegetativo da cultura está em 52%. 33% das lavouras estão em floração e 15%, em enchimento de grãos.
A situação do milho, no geral, apresenta bom desenvolvimento. Em regiões onde o plantio foi realizado mais no tarde, a cultura apresenta falhas na germinação e em locais onde o florescimento adiantado coincidiu com as poucas chuvas do fim de janeiro, a produção pode ficar comprometida. Na região administrativa da Emater/RS de Erechim, onde se cultivam 227 mil hectares com a cultura, a falta de chuva foi localizada e não deve prejudicar a safra regional. Já foram colhidas 14% das lavouras, 18% estão em floração, 40% em enchimento de grãos e 17% maduros por colher.
Frutas
Os técnicos da Emater estimam que esta pode ser a maior safra de maçã já produzida no Brasil, de 1,2 milhão de toneladas no Sul do Brasil. Só no Rio Grande do Sul deverá ser de aproximadamente 500 mil toneladas. No município de Encruzilhada do Sul já iniciou a colheita da variedade Gala. Teve início também a colheita de uva para indústria na Serra gaúcha. A qualidade da fruta é boa, com teores de açúcar variando entre 13º e 15º Babo para as variedades Concord e Niágara e de 14% a 17% Babo, para as Chardonnay, Semilton e Riesling. A expectativa também é de colher 500 mil toneladas desse tipo de fruta.
Criações
Na maior parte do Estado, apesar da baixa incidência de chuvas, as condições das pastagens estão entre regulares e boas. Nas áreas mais prejudicadas, o volume de leite produzido está reduzindo. O estado físico e nutricional dos animais é bom com ganho de peso, tanto em animais mantidos em campo nativo como em pastagens cultivadas. Os preços pagos ao produtor estão estáveis.