Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Clínica de Hematologia do Estado é referência no atendimento de hemofilia

Dia Internacional da Hemofilia é celebrado nesta quarta-feira (17/4)

Publicação:

Clínica de Hematologia em Porto Alegre
Clínica está localizada ao lado do Hemorgs, em Porto Alegre, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h - Foto: Ascom SES

O Dia Internacional da Hemofilia, celebrado nesta quarta-feira (17/4), é o momento de celebrar o avanço da ciência, que permite tratamento adequado e qualidade de vida aos pacientes hemofílicos. A hemofilia é um distúrbio genético e hereditário na coagulação sanguínea. Em Porto Alegre, a Clínica de Hematologia, vinculada ao Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs), é referência no diagnóstico e acompanhamento da doença. 

A hemofilia é classificada em tipos A e B e necessita de reposição específica de fator deficiente no plasma, o que desvenda o primeiro mito: nem todo mundo tem o mesmo tipo de hemofilia, nem a mesma gravidade de sintomas. No Rio Grande do Sul, são 2.819 pacientes cadastrados, sendo 678 pacientes com hemofilia A, 105 com hemofilia B e 2.033 pacientes com outras coagulopatias hereditárias. O que todos esses pacientes têm em comum é a necessidade de atendimento multidisciplinar para garantir o cuidado adequado. 

A Clínica de Hematologia presta atendimento aos pacientes portadores de coagulopatias hereditárias e conta com equipe multiprofissional. Integram o grupo: uma médica hematologista, um cirurgião dentista, duas fisioterapeutas, duas enfermeiras, três técnicas de enfermagem, uma farmacêutica, dois auxiliares de distribuição dos medicamentos, uma psicóloga, uma assistente social e dois auxiliares administrativos. 

A fisioterapeuta e coordenadora da Seção de Coagulopatias Hereditárias da Clínica de Hematologia do Hemorgs, Adriana Celia Luz, explicou que, por ser uma doença crônica, que precisa de acompanhamento contínuo, os pacientes vão até a clínica no mínimo uma vez ao ano. “Normalmente o protocolo para pacientes adultos é uma visita anual ao centro, com consulta e coleta de exames. As crianças iniciam consultando uma vez por mês e, após um ano, a visita passa a ser de seis em seis meses”, disse.  

Atendimentos de hemofilia na Clínica de Hematologia em 2023 

  • Consultas com hematologista: 835 
  • Atendimentos de enfermagem: 3.140 entre coleta de exames e infusão de medicamentos  
  • Atendimentos fisioterapêuticos: 1.020 
  • Atendimentos odontológicos: 507 
  • Atendimentos psicológicos: 214 
  • Atendimentos de serviço social: 165 

Os pacientes com hemofilia fora da Grande Porto Alegre também podem ser atendidos nos Hemocentros Regionais de Pelotas, Caxias do Sul, Santa Maria e Passo Fundo.

A Clínica de Hematologia do Estado está localizada ao lado do Hemocentro, na Av. Bento Gonçalves, 3.722, em Porto Alegre, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

Conheça um pouco mais da Clínica de Hematologia neste link.  

Texto: Ascom SES
Edição: Camila Cargnelutti/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul