Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Em reunião com participação de Leite, Codesul define contratação de estudo para projeto de ferrovia integrada da Malha Sul

Objetivo é assegurar que especificidades econômicas, logísticas e produtivas da Região Sul sejam adequadamente consideradas

Publicação:

Secretaria de Logística e Transportes
-

O governador Eduardo Leite participou de forma virtual, nesta terça-feira (16/12), de uma reunião do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), realizada em Curitiba, para tratar da agenda estratégica da malha ferroviária do Sul do país. O principal encaminhamento do encontro foi a autorização para a contratação imediata, por meio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), de um estudo de viabilidade do Projeto de Ferrovia Integrada do Codesul. 

A reunião contou com a presença dos governadores de Santa Catarina; Jorginho Mello; do Paraná, Ratinho Júnior; e do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel. Representando o Executivo gaúcho presencialmente, compareceu o secretário-adjunto de Logística e Transportes, Clóvis Magalhães. O encontro consolidou o alinhamento político dos Estados em torno da necessidade de maior protagonismo regional nas decisões sobre o futuro das ferrovias, especialmente no contexto do debate sobre a concessão da Malha Sul.

O objetivo do estudo a ser contratado é produzir uma análise técnica própria, que faça o devido contraponto àquele elaborado pela Infra S.A., que subsidia o Plano de Concessões apresentado pelo Ministério dos Transportes. A intenção é assegurar que as especificidades econômicas, logísticas e produtivas da Região Sul sejam adequadamente consideradas.

O vice-governador Gabriel Souza, que por determinação de Leite coordena a agenda ferroviária do Estado, destacou a importância do estudo para qualificar a tomada de decisão do bloco. “Essa é uma pauta que o Rio Grande do Sul vem liderando desde 2024, quando propusemos a união dos Estados do Sul para tratar das ferrovias de forma integrada. Desde o início defendemos a necessidade de um estudo próprio, que nos permita avaliar a viabilidade econômica do sistema e dialogar com o governo federal de forma qualificada. A decisão de hoje consolida esse trabalho e fortalece a posição do Codesul”, afirmou Gabriel.

Além de avaliar a viabilidade econômica e operacional de um sistema ferroviário integrado entre os Estados, o estudo deverá apresentar contribuições concretas ao Plano Nacional de Concessões, fortalecendo a posição institucional do Codesul nas negociações com o governo federal. A iniciativa busca garantir que qualquer decisão sobre prorrogação, renovação ou nova concessão da Malha Sul seja construída de forma dialogada, técnica e com participação efetiva dos governos estaduais.

Texto: Juliane Pimentel/Ascom GVG
Edição: Felipe Borges/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul