Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Colégio Teutônia sedia Fórum Tecnológico do Leite e Feira Agro-Comercial

Publicação:

O 10º Fórum Tecnológico do Leite e a 6ª Feira Agro-Comercial, com o tema 'Eficiência nos sistemas de produção de leite', começou nessa quarta (21) e segue durante toda a quinta-feira (22), no auditório central do Colégio Teutônia (CT), com a participação de produtores rurais, técnicos, estudantes e representantes de entidades ligadas ao setor leiteiro.

O evento, que apresenta novas tecnologias para o produtor rural, marca as comemorações do Dia Estadual do Leite, celebrado sempre na terceira quarta-feira do mês de setembro, para chamar atenção da importância desse alimento e incentivar seu consumo.

Nos paineis, são abordados temas como 'Qualidade do leite, cenário e ações governamentais', 'Forrageiras para integração lavoura-pecuária' e 'Sistemas de produção — relato de experiências'. Também acontece uma visitação à Feira Agro-Comercial e Estações Temáticas, na estrutura interna do CT. Além de palestras e painéis, também haverá um espaço destinado a agroindústrias familiares com produção de queijo, conservas, embutidos, pães e ovos, além de momentos culturais, Escolinha do Leite e o tradicional concurso do Leite em Metro.

Para o o secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcisio Minetto, ainda que haja desafios a serem superados, o debate é muito importante. "Nesse sentido, o fórum, com sua temática diversificada, reforçado pelo trabalho em parceria e atento a todas as etapas da cadeia produtiva, representa um momento valioso para troca de informações e experiências entre os envolvidos", observou.

O assistente técnico estadual em bovinocultura de leite da Emater, Jaime Ries, apresentou dados de uma pesquisa da Emater e do Instituto Gaúcho do Leite (IGL)/Fundoleite, que mostra os gargalos, as dificuldades e as diferenças entre os produtores de cada região do estado. "E, mesmo com os problemas, podemos dizer que estamos fazendo o dever de casa e caminhando rumo à qualidade", analisou.

O diretor-técnico da Emater, Lino Moura, destacou a importância da produção de leite para o estado, e ressaltou o trabalho da Emater, que auxilia o bovinocultor a qualificar a produção, seja na área de pastagem, de genética, de irrigação ou de acesso ao crédito. Moura também lembrou o programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar do governo do Estado, operacionalizado pela Emater. "São ações que oportunizam aos agricultores a continuidade de suas atividades no meio rural, uma vez que o produtor só fica no campo se lá estiver feliz", afirmou.

A Escolinha do Leite, coordenada pela Cooperativa Languiru e o Colégio Teutônia, com atividades desenvolvidas no miniauditório do CT, das 9h às 11h e das 14h às 16h. O objetivo da Escolinha é ensinar, de forma interativa e lúdica, o caminho que o leite percorre da propriedade rural até chegar à mesa do consumidor. Na primeira edição da escolinha, em 2015, cerca de 600 estudantes participaram das atividades.


Texto: Tiago Bald/Ascom EmaterRS-Ascar - Regional de Lajeado
Edição: Denise Camargo/Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul