Colégio Tiradentes de Pelotas há sete anos forma cidadãos de bem

Colégio Tiradentes de Pelotas
O comandante-geral agradeceu aos pais que confiaram na instituição Brigada Militar proporcionando aos seus filhos estudarem no - Foto: Rafael Silveira/ Ascom BM

O Colégio Tiradentes da Brigada Militar da Região Sul comemorou o 7º ano de instalação no município de Pelotas, nessa terça-feira (5). O comandante-geral da Corporação, coronel Andreis Silvio Dal'Lago, foi um dos agraciados com a comenda da instituição.

Com unidades em Porto Alegre, Santa Maria, Passo Fundo, Ijuí, São Gabriel, Santo Ângelo, além de Pelotas, o CTBM é referência como instituição pública de excelência na educação de ensino médio. Sua missão é promover o desenvolvimento pessoal e intelectual do aluno bem como sua formação integral com disciplina, da hierarquia e do ensino qualificado, de acordo com as exigências do seu tempo.

Instalado em 2010, o CTBM/Pelotas iniciou como unidade de Ensino da Brigada Militar, em prédio cedido pela Escola Professora Silvia Mello, no bairro Fragata, e no ano seguinte teve ingresso a primeira turma de alunos do nível médio. Atualmente com 184 alunos, o Colégio conta com um Círculo de Pais e Mestres estruturado, que apoia a escola através de Conselho Escolar formado por professores, pais, alunos e funcionários, além de atuante Grêmio Estudantil.

O coronel Andreis, agraciado na solenidade, foi comandante do Colégio Tiradentes de Porto Alegre por três anos, de agosto de 2009 a janeiro de 2011. “A presença de todos os senhores demonstra o carinho e a importância que tanto a escola como os brigadianos têm para a comunidade pelotense”. Andreis também destacou o papel dos professores na formação dos jovens. “Uma profissão tão nobre que prepara nossos alunos e, a partir daí, podemos afirmar que o futuro será diferente, será promissor, será muito melhor. Nossos valores de disciplina, hierarquia, civismo e amor à Pátria, contestado por alguns, não deveria ser uma prerrogativa dos militares, e sim valores para todos os cidadãos”, afirmou.

O comandante-geral agradeceu aos pais que confiaram na instituição Brigada Militar proporcionando aos seus filhos estudarem no CTBM. “Obrigado por deixarem seu bem mais precioso, seus filhos, em nossas mãos. Podem ter certeza que os estamos preparando no caminho do bem. Alunos, abracem com força esta oportunidade e estudem com afinco, com vigor, com alegria. Neste ano em que a BM comemora 180 anos desejamos vida longa à BM e ao CTBM. Com fé, força e honra faremos um Brasill melhor."

A comenda do Colégio Tiradentes da Brigada Militar é uma distinção aos integrantes da Corporação e de outras instituições militares, cidadãos da comunidade civil, pais, professores, órgãos e entidades públicas, privadas, nacionais e estrangeiras por suas relevantes contribuições à Corporação e ao ensino público de qualidade, oferecido pelos colégios Tiradentes da BM, como forma de reconhecimento pela colaboração e dedicação. Durante a solenidade também foram homenageados policiais militares que ingressaram na Reserva Ativa em 2017.

Texto: Clelia Admar/ Ascom BM
Edição: Léa Aragón/ Secom