Coletivos que operam o TEU comercializarão somente créditos eletrônicos a partir desta quinta
Publicação:
A partir desta quinta-feira (15), deixam de circular as fichas e tíquetes nos ônibus das empresas que operam a bilhetagem eletrônica da Região Metropolitana (TEU). As empresas - Sogal, Sogil, Soul, Evel, Rio Guaíba, Val, Vicasa, Transcal, Viamão e Itapuã - em comum acordo com o governo do Estado, através da Secretaria de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano (Sehadur) e Metroplan - gestora do transporte coletivo da Região Metropolitana, a partir desta data, comercializarão apenas créditos eletrônicos para os usuários dos cartões TEU Vale-transporte e TEU Antecipado. Com isso, deve reduzir drasticamente a venda de tíquetes roubados.
A iniciativa faz parte da implantação do sistema e visa cadastrar a totalidade de empresas empregadoras da Região Metropolitana que ainda não solicitaram os cartões eletrônicos de vale-transporte para seus funcionários. A partir do dia 15, todas as empresas deverão aderir ao serviço, oferecendo maior segurança aos seus colaboradores e também modernidade e agilidade na operação do departamento de RH.
Desde que foi implantado o uso do TEU Vale-Transporte, mais de seis mil empresas já migraram para o sistema, totalizando cerca de 80 mil bilhetes emitidos até o momento. Somando todas as categorias de usuários, que inclui ainda o TEU Escolar (estudantes), TEU Melhor Idade (idosos), TEU Antecipado (pessoas físicas) e TEU Isento (portadores de deficiências) já estão em circulação mais de 135 mil cartões.
Aqueles passageiros que não utilizam o TEU Vale-Transporte e, sim, que compram atualmente suas passagens em fichas, também deverão migrar para o cartão TEU! Antecipado. Vale destacar que as tradicionais fichas e tíquetes em circulação ainda serão aceitas para o pagamento dos deslocamentos dos passageiros.
A bilhetagem eletrônica é um sistema eletrônico onde um validador junto à roleta controla e libera o seu giro, enviando informações a um computador central. Isso garante mais controle sobre toda a operação. A implantação iniciou em 2007.
Entre as vantagens do sistema: Facilidade para os passageiros, que não precisam manusear dinheiro ou vales na parada ou dentro do ônibus; agilidade na hora de passar pela roleta, pois basta encostar o Teu Bilhete Metropolitano no leitor para liberá-la, além de eliminar a perda de tempo com o troco; possibilidade de recuperar os créditos que não foram usados em caso de perda ou roubo do bilhete após comunicação oficial ao Ponto de Venda Central, mediante apresentação de Boletim de Ocorrência e fiscalização e controle de todas as categorias de clientes, entre outros.