Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Colônia Penal Agrícola comercializa moranguinhos produzidos por apenados

Publicação:

Morangos produzidos por apenados
Valores são revertidos para pagamento dos apenados, também para a manutenção e ampliação das estufas - Foto: Caroline Paiva/ Imprensa Susepe

O Projeto Estufa 1, que ocorre desde outubro de 2016 na Colônia Penal Agrícola (CPA), em Charqueadas, iniciou a venda das primeiras bandejas de morangos produzidas por apenados, no último final de semana. O projeto, que proporciona trabalho para 15 detentos do regime semiaberto, contribuindo para a diminuição da reincidência, alcançou a marca de 2,5 mil mudas cultivadas em fevereiro. Com a expansão da horta, os moranguinhos orgânicos passaram a ser comercializados, oferecendo também uma fonte de renda aos presos.

A primeira venda ocorreu no último sábado (5), em uma feira de produtos orgânicos, no centro de Charqueadas. Neste primeiro momento foram vendidas mais de 20 bandejas e arrecadados cerca de R$ 400. Nesta quarta-feira (9), a comercialização continua.

Conforme o diretor da CPA, Rogério Mota, as vendas ocorrem na feira todas as quartas-feiras e sábados. "A ideia é partirmos também para a produção e futura comercialização de outros produtos hortifrutigranjeiros nos próximos meses. O propósito da equipe é tornar a CPA referência no tratamento penal e inclusão social", relata.

Toda a venda é feita em parceria com o Conselho da Comunidade e Poder Judiciário locais. Os valores são revertidos para o pagamento dos apenados, também para a manutenção e ampliação das estufas. 

Prêmio Innovare

O projeto, que é pioneiro no estado, tem rendido bons frutos e a ideia é tão inovadora que foi selecionada para participar da segunda fase do Prêmio Innovare (leia mais). Ele ocorre em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos e a Emater.

Texto: Caroline Paiva/ Imprensa Susepe
Edição: Léa Aragón/ Secom 

 

Leia mais:

Morangos geram renda e ajudam na recuperação de presos em Charqueadas

Portal do Estado do Rio Grande do Sul