Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Com aprovação de 16 músicos em concurso, Ospa se consolida como uma das maiores sinfônicas do país

Diário Oficial publicou a nomeação de candidatos

Publicação:

OSPA concerto de 07082021 cre?dito Leandro Rodrigues
A Ospa, desde 1950, realiza um trabalho de difusão da música orquestral e de formação de plateias - Foto: Leandro Rodrigues/Ospa

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) ficará maior e melhor, com a confirmação da chegada de 16 novos músicos aprovados no rigoroso concurso público realizado no ano passado. A nomeação dos candidatos foi publicada na edição de quarta-feira (26/1) do Diário Oficial do Estado (DOE). Dessa maneira, a Ospa, vinculada à Secretaria da Cultura (Sedac), consolida-se como uma das maiores orquestras do país, com um corpo artístico de 112 integrantes.

Os novos membros ocupam as vagas de um músico solista, quatro assistentes e 11 filas nos seguintes instrumentos: violino, viola, violoncelo, clarinete, trompa, contrabaixo, percussão e trombone. Esperada havia muito tempo, a ampliação da orquestra permitirá a execução de novos repertórios e impulsionará as ações educacionais e sociais da Fundação Ospa.

OSPA cre?dito Leandro Rodrigues
Com os aprovados no concurso, a Ospa consolida-se como uma das maiores orquestras do país, tendo 112 integrantes - Foto: Leandro Rodrigues/Ospa

“A nomeação dos músicos faz parte de um conjunto de ações de qualificação da Ospa. É mais uma entrega que solidifica a orquestra como uma das grandes da América do Sul”, aponta o maestro e diretor artístico da Ospa, Evandro Matté.

“Com a nomeação dos 16 novos músicos da Ospa, o governo do Estado atende a uma antiga demanda da comunidade artística, uma vez que o último concurso para o corpo da orquestra ocorreu em 2014. É uma conquista de todos, que aproxima a Ospa de uma formação ideal com o maior quadro de músicos concursados em décadas”, comemora a secretária da Cultura, Beatriz Araujo.

O concurso

Ao todo, 485 candidatos de 20 Estados e de 26 países se inscreveram para o concurso público da Ospa. Entre 15 e 29 de novembro de 2021, centenas deles compareceram à Casa da Ospa para realizar provas práticas diante de uma banca de especialistas. A coordenação técnico-administrativa do concurso foi da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec).

A Fospa

A Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Fospa) é um complexo musical-educativo que, desde 1950, realiza um trabalho de difusão da música orquestral e de formação de plateias no Rio Grande do Sul. Vinculada à Secretaria da Cultura, a Fospa mantém a orquestra, um coro sinfônico e uma escola de música.

Desde 2015 tem ampliado o alcance de suas atividades por meio de ações de democratização de acesso à cultura e de fidelização de públicos, inclusive por meio de seu plano de sócios, o Amigo Ospa.

Os concertos da Temporada Artística são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Banrisul, Gerdau e Alibem, com apoio de Dufrio e Sulgás.

Texto: Ascom Ospa
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul