Com fechamento do Salgado Filho, em Porto Alegre, aeroportos regionais são opção para voos comerciais

Salgado filho alagado   mai24 (2)
Alagado, Aeroporto Salgado Filho não tem previsão para reabrir - Foto: Maurício Tonetto/Secom

Com o fechamento, por tempo indeterminado, do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, por conta das chuvas que vêm atingindo o Rio Grande do Sul, os aeroportos regionais começaram a receber novos voos comerciais. O objetivo é diminuir o impacto do fechamento do terminal localizado na capital.

Aeroportos que receberão novos voos

Administrados pelo governo do Estado:

• Passo Fundo: receberá 16 novos voos semanais
  • Santo Ângelo: dois novos voos semanais

Administrados pela CCR Aeroportos:

• Pelotas: receberá cinco voos semanais
  • Uruguaiana: três novas rotas

Municipais:

• Caxias do Sul: 25 voos semanais
  • Santa Maria: dois novos voos

Terminais cumprem importante papel

“Os aeroportos regionais cumprem um papel fundamental neste momento de crise, recebendo voos comerciais que permitem o deslocamento de pessoas – além de missões humanitárias, tão importantes agora. Isso reforça o compromisso do governo do Estado com investimento em infraestrutura, nos últimos anos”, destaca o titular da Secretaria de Logística e Transportes (Selt), Juvir Costella.

Aeroporto Lauro Kurtz, de Passo Fundo, está servindo de base para reabastecimento de aeronaves - Foto: Ascom Selt

Desde o começo das enxurradas que vêm atingindo o Estado, o segundo maior terminal do interior do Estado, o Aeroporto Lauro Kurtz, de Passo Fundo, está servindo de base para reabastecimento de aeronaves que estão atuando nas ações de resgate.

“O Lauro Kurtz se transformou em uma importante ligação aérea do Estado com São Paulo, por exemplo”, afirma Costella.

Os demais aeroportos administrados pela Selt (Torres, Capão da Canoa, Canela, Erechim, Carazinho e Rio Grande) estão operando normalmente. O de Rio Grande, que estava fechado para obras, foi reaberto em 10 de maio.

Texto: Ascom Selt
Edição: Felipe Borges/Secom