Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Com nome aprovado pelo Banco Central, Ranolfo Vieira Júnior tem primeiras reuniões com equipes do BRDE

Evento de posse do ex-governador na Diretoria de Operações deve ocorrer em breve

Publicação:

Ranolfo e Otomar   BRDE
Ranolfo e Otomar participam de encontro do colegiado de diretores do banco, que reúne representantes de SC e do PR - Foto: Ascom BRDE

Tão logo recebeu o comunicado do Banco Central aprovando a sua indicação para o cargo de diretor de Operações do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), o ex-governador Ranolfo Vieira Júnior definiu os primeiros encontros com áreas técnicas que passará a comandar na instituição. Ao longo desta quarta-feira (21/6), manteve reuniões de trabalho e participou pela primeira vez, no final da tarde, de encontro do colegiado de diretores do banco, que reúne representantes de Santa Catarina e do Paraná. O evento de posse deve ocorrer nos próximos dias.

Também por indicação do governador Eduardo Leite, já está definido que o novo diretor assumirá a presidência do BRDE a partir da metade do próximo ano. O cargo obedece a um rodízio entre os três Estados controladores do banco. Ranolfo teve sua indicação aprovada pela Assembleia Legislativa no final de maio. O aval definitivo do Banco Central ocorreu na terça-feira (20/6).

Na sua chegada à sede do BRDE, Ranolfo foi recebido pelo diretor de Planejamento, Otomar Vivian. “Agora é colocar em prática o nosso compromisso de conectar o BRDE cada vez mais aos desafios que a nossa economia ainda enfrenta. O Estado conquistou importantes avanços nos últimos anos, e uma maneira de consolidar esse caminho é apoiando as áreas estratégicas ao nosso desenvolvimento”, destacou o ex-governador.

Durante a reunião da diretoria, ele celebrou a trajetória do BRDE ao longo de 62 anos e os resultados mais recentes do banco. “Quero trazer a minha experiência no serviço público para enaltecer ainda mais o nome do BRDE”, enfatizou. Como diretor de Operações, o ex-governador coordenará a atuação das áreas de concessão de crédito e normas.

No ano passado, o BRDE atingiu resultados históricos. Além de fechar o período com mais de R$ 4,4 bilhões em novas operações para investimentos na Região Sul, o banco registrou resultado operacional com um lucro líquido de R$ 466,6 milhões.

Quem é

Delegado da Polícia Civil aposentado, Ranolfo Vieira Júnior tem 36 anos de atuação no serviço público. Advogado, foi chefe da Polícia Civil e presidente do Conselho Nacional de Chefes de Polícia. Eleito vice-governador em 2018, também assumiu a Secretaria da Segurança Pública. Sob sua liderança, o Estado atingiu sucessivos recordes anuais na redução de crimes. Com a renúncia de Eduardo Leite em 2022, tornou- se governador.

Texto: Pepo Kerschner/Ascom BRDE
Edição: Vitor Necchi/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul