Com recursos do Avançar, Hospital de Santo Ângelo inaugura novo Centro de Diagnóstico

Card Saúde
-

Com a presença da secretária da Saúde, Arita Bergmann, o Hospital Santo Ângelo, em Santo Ângelo, inaugurou, nesta sexta-feira (9/12), o novo Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) que permitirá mais 2 mil atendimentos mensais à população do município e da região.

Antes da reforma, a unidade, que conta com 15 salas, atendia 6 mil pacientes mensais, segundo a direção do hospital. Recursos de R$ 1.104.000 do programa Avançar na Saúde, do governo do Estado, garantiram a reforma do espaço, que passou a ter uma nova entrada, melhorando o acesso dos pacientes.

O novo espaço também conta com um tomógrafo, adquirido com recursos federais. A meta é elevar o atendimento em 30%, beneficiando os 300 mil moradores do município e região para os quais o hospital é referência. Há planos de expansão, apresentados pela direção à secretária Arita.

“É muito bom vir a um hospital e ver de forma objetiva a expansão, o crescimento, o investimento, as reformas, os projetos. Este hospital está presente através das ações em várias áreas de especialidade e atendimento, mas também tem projeção de crescimento, com um plano estratégico até 2026. Certamente, os 24 municípios que são atendidos pelo Hospital Santo Ângelo terão acesso”, disse a secretária.

Arita lembrou que o Hospital Santo Ângelo teve uma elevação de 54% nos incentivos recebidos através do Assistir, um dos programas estruturantes da saúde no Estado. Ela também citou investimentos do programa Avançar na Saúde em três municípios da região, Vitória das Missões, Rolador e Entre-Ijuís, para reforma e ampliação das unidades básicas de saúde.

Para o prefeito de Santo Ângelo, Jacques Barbosa, melhorias no atendimento em saúde são resultado de um esforço coletivo. “Na saúde, a gente precisa de trabalho em conjunto dos hospitais com os prefeitos, as câmaras de vereadores e a sociedade. E este trabalho em conjunto torna os obstáculos menores”, afirmou.

Antes da inauguração do CDI, a secretária da Saúde participou da entrega de certificados do Selo Bronze UBS Amiga do Idoso a 17 unidades básicas de saúde das 12ª e 14ª Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) que fazem parte da Rede Bem Cuidar e implementaram as ações propostas pelo programa, alcançando alguns indicadores para a promoção da saúde dos idosos.

Além da secretária da Saúde e de Jacques Barbosa, participaram da cerimônia do diretor do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (Dapps) da Secretaria da Saúde, Péricles Nunes, e a diretora do Fundo Estadual de Saúde, Meriana Farid El Kek, além de prefeitos e outras autoridades da Região Missioneira.

• Municípios que receberam o Selo Bronze: Caibaté, Cândido Godói, Doutor Maurício Cardoso, Garruchos, Giruá, Independência, Mato Queimado, Nova Candelária, Novo Machado, Pirapó, Rolador, Salvador, São Pedro Butiá, Santa Rosa, Santo Ângelo, Tucunduva, Vitória

Texto: Ascom SES