Comaja é o primeiro consórcio a aderir em sua totalidade ao SIM
Publicação:
A Secretaria da Segurança Pública oficializou, nesta quarta feira (7), a adesão ao Sistema Integrado de Segurança com os Municípios (SIM) com as cidades integrantes do Consórcio dos Municípios do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucarai (Comaja). A ação representa a primeira adesão coletiva de um corede ao sistema.
O secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, avaliou a iniciativa do Comaja como um exemplo a ser seguido pelas demais regiões do estado. “Estabelecemos como meta o cercamento eletrônico para todo o Rio Grande do Sul. O consórcio se adiantou e atendeu ao nosso apelo, tornando-se a primeira região parceira do SIM”.
O presidente do Comaja e prefeito de Saldanha Marinho Volmar Telles do Amaral, comemorou a adesão coletiva. “Sabemos da necessidade de integração para aperfeiçoar o alcance da Segurança Pública, por isso decidimos implantar o sistema nas 178 câmeras disponíveis nos municípios da nossa região”.
Ao todo, são 32 municípios da região aptos para adesão ao SIM, dos quais 22 já assinaram o convênio. Por questões administrativas, dez municípios assinarão a adesão nos próximos dias.
SIM/RS
O SIM/RS teve início em abril de 2017 e visa à união de Estado e municípios na busca de soluções de combate à criminalidade, além da participação da sociedade civil organizada. Uma das principais ações previstas no SIM/RS está no aperfeiçoamento de tecnologias já existentes nos órgãos participantes, como o uso inteligente das câmeras de videomonitoramento.
A iniciativa vai orientar a criação e a execução de políticas de gestão para o setor. O SIM/RS é coordenado pela SSP e composto por suas instituições vinculadas, outras secretarias estaduais, municípios, órgãos da esfera federal e entidades da sociedade civil.
O sistema é formado por cinco eixos: tecnologia; informação e inteligência; operações; prevenção primária; sistema penitenciário e ressocialização. Cada eixo conta com uma série de ações, determinadas de acordo com a realidade de cada município.
A integração dos sistemas tecnológicos é um dos carros-chefe do projeto. As instituições que assinarem o termo de cooperação serão interligadas ao Centro Comando e Controle Integrado (CICC) e aos Centros Operacionais de Segurança Pública (CIOSPs) já existentes nas regiões ou municípios, agregando as tecnologias para o acompanhamento em tempo real de ações, eventos e incidentes.
Texto: Lurdenir Matos/Ascom SSP
Edição: Léa Aragón/ Secom