Comandante da maior missão de paz da ONU será condecorado pelo governador
Publicação:
O governador Tarso Genro outorgará, nesta quinta-feira (17), a medalha Ordem do Ponche Verde ao general de Divisão Carlos Alberto dos Santos Cruz, gaúcho e atual líder da Missão das Nações Unidas de Estabilização na República Democrática do Congo (Monusco).
A cerimônia de entrega da medalha acontecerá no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, às 11h, com a presença de autoridades civis e militares. A Ordem do Ponche Verde, distinção de caráter honorífico, é concedida como forma de reconhecimento do Estado e do povo gaúcho ao trabalho de personalidades importantes e dignas de gratidão.
Natural de Rio Grande, no sul do Estado, o general Santos Cruz foi nomeado para o comando da força militar da Monusco em maio passado. A missão conta com cerca de 20 mil soldados de 20 nacionalidades e tem objetivo de estabilizar a República Democrática do Congo, operando contra 50 grupos rebeldes que agem na região.
Ao assumir o comando dos capacetes azuis da missão, o general gaúcho disse que sua prioridade é a proteção dos civis. A missão da ONU na República Democrática do Congo existe há 15 anos e é a maior da organização.
Em março passado, a ONU criou uma brigada de intervenção contra os grupos rebeldes e milícias da região da África Central. Dessa forma, esta é a única missão desse tipo que tem autorização para realizar operações armadas quando necessário.
Antes de comandar a Monusco, Santos Cruz esteve à frente de outra importante missão da ONU, a Missão das Nações Unidas para a Eestabilização no Haiti (Minustah), entre de 2006 e 2009.
Texto: Lucas Rohãn
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305