Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Começa etapa de Assembleias Iniciais da Consulta Popular 2025 no interior do Estado

Primeiras reuniões do ciclo mobilizam Coredes para definição de prioridades de investimentos regionais

Publicação:

Esta é uma fotografia tirada de um ângulo posterior da plateia, mostrando uma apresentação em uma sala de aula ou auditório pequeno.

No centro da imagem, em primeiro plano, várias pessoas estão sentadas de costas para o observador, olhando para frente, onde uma mulher está apresentando. A plateia é composta principalmente por adultos e idosos.

À esquerda, no fundo, uma mulher vestindo uma blusa bege clara está em pé ao lado de uma grande tela de projeção branca. Na tela, há um slide com o título "CONSULTA POPULAR 2025/2026" e "Como participar?", com informações divididas em três etapas numeradas (01, 02, 03) e caixas de texto abaixo. A mulher aponta para a tela com a mão direita.

À direita, no fundo da sala, outra mulher está em pé, atrás de uma mesa, com alguns papéis na mão. A sala tem paredes claras e uma grande janela coberta por persianas verticais bege no lado direito. O teto é de cor clara, com luminárias embutidas. A iluminação é boa e a imagem é nítida.
As Assembleias Iniciais são uma das primeiras etapas do processo participativo da Consulta Popular - Foto: Letiele Emmel/DARP

Começou na segunda-feira (14/7) a etapa de Assembleias Públicas Iniciais da Consulta Popular 2025/2026, com encontros realizados nos Coredes Centro-Sul, Sul e Campanha. As assembleias marcam o início da escuta regional que definirá as prioridades de investimento nas diversas regiões do Estado.  

Ao todo, serão realizados 28 encontros em diferentes municípios gaúchos até o dia 1º de agosto, promovendo o diálogo entre governo, conselhos de desenvolvimento, lideranças locais e a população.  

Primeiras reuniões ocorreram em Camaquã, Pelotas e Bagé 

O primeiro encontro do ciclo ocorreu na manhã da última segunda-feira, em Camaquã, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, com representantes do Corede Centro-Sul. No mesmo dia, à tarde, foi a vez do Corede Sul, com reunião realizada no Parque Tecnológico de Pelotas.  Nesta terça-feira (15), pela manhã, ocorreu mais uma Assembleia no Corede Campanha, com encontro no Salão Nobre da Prefeitura de Bagé, reunindo lideranças da região. 

A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), responsável pela coordenação estadual da Consulta Popular, promoveu as assembleias com a presença da diretora do Departamento de Articulação Regional e Participação (DARP), Bruna Blos, além de Rosângela Pretto, chefe de divisão, e Letiele Emmel, assessora, que integram a equipe da Consulta Popular. 

O que são as Assembleias Iniciais?  

As Assembleias Iniciais são uma das primeiras etapas do processo participativo da Consulta Popular. Nesses encontros, o governo do Estado apresenta a metodologia da edição atual, enquanto os Coredes compartilham seus Planos Estratégicos de Desenvolvimento, que servem como base para a definição das prioridades regionais.  

Fase de envio de propostas já está aberta  

A partir desta terça-feira, está aberta a fase de envio de propostas, que pode ser feita diretamente pelo site oficial da Consulta Popular

Texto: Marcelo Bergter/Ascom SPGG
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul