Começa etapa de Assembleias Iniciais da Consulta Popular 2025 no interior do Estado
Primeiras reuniões do ciclo mobilizam Coredes para definição de prioridades de investimentos regionais
Publicação:

Começou na segunda-feira (14/7) a etapa de Assembleias Públicas Iniciais da Consulta Popular 2025/2026, com encontros realizados nos Coredes Centro-Sul, Sul e Campanha. As assembleias marcam o início da escuta regional que definirá as prioridades de investimento nas diversas regiões do Estado.
Ao todo, serão realizados 28 encontros em diferentes municípios gaúchos até o dia 1º de agosto, promovendo o diálogo entre governo, conselhos de desenvolvimento, lideranças locais e a população.
Primeiras reuniões ocorreram em Camaquã, Pelotas e Bagé
O primeiro encontro do ciclo ocorreu na manhã da última segunda-feira, em Camaquã, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, com representantes do Corede Centro-Sul. No mesmo dia, à tarde, foi a vez do Corede Sul, com reunião realizada no Parque Tecnológico de Pelotas. Nesta terça-feira (15), pela manhã, ocorreu mais uma Assembleia no Corede Campanha, com encontro no Salão Nobre da Prefeitura de Bagé, reunindo lideranças da região.
A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), responsável pela coordenação estadual da Consulta Popular, promoveu as assembleias com a presença da diretora do Departamento de Articulação Regional e Participação (DARP), Bruna Blos, além de Rosângela Pretto, chefe de divisão, e Letiele Emmel, assessora, que integram a equipe da Consulta Popular.
O que são as Assembleias Iniciais?
As Assembleias Iniciais são uma das primeiras etapas do processo participativo da Consulta Popular. Nesses encontros, o governo do Estado apresenta a metodologia da edição atual, enquanto os Coredes compartilham seus Planos Estratégicos de Desenvolvimento, que servem como base para a definição das prioridades regionais.
Fase de envio de propostas já está aberta
A partir desta terça-feira, está aberta a fase de envio de propostas, que pode ser feita diretamente pelo site oficial da Consulta Popular.
Texto: Marcelo Bergter/Ascom SPGG
Edição: Secom