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Etapa digital do Feirão Porta de Entrada começou na terça (22)

Para diminuir o déficit habitacional, o governo do Estado vai disponibilizar R$ 20 mil para complementar o valor da entrada

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Card em fundo cinza, no qual está escrito Habitação Regularização Fundiária ao centro, logo abaixo de um ícone formado por um prédio ao centro, um contrato dentro de um círculo no canto inferior esquerdo e um rosto de uma pessoa sorrindo dentro de um círculo no canto inferior direito. No canto inferior direito do Card está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
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A partir desta terça-feira (22/10), cerca de 12 mil inscritos na plataforma digital do programa Porta de Entrada podem escolher o imóvel que desejam adquirir. O Porta de Entrada integra o Plano Rio Grande, programa de reconstrução, adaptação e resiliência climática do Estado que visa planejar, coordenar e executar ações para enfrentar as consequências sociais, econômicas e ambientais da enchente histórica.

Os interessados em obter o complemento de R$ 20 mil para o pagamento da entrada na compra do imóvel próprio terão à disposição uma lista de aproximadamente 14 mil imóveis, que será ampliada conforme as incorporadoras se cadastrem na plataforma e façam a adesão ao programa (desde que adequadas às regras). Até segunda-feira (21/10), 12.935 pessoas já estavam inscritas no site, pelo qual é cumprida a primeira etapa do programa. 

Ao escolher o imóvel de seu interesse, o cidadão deve acessar o link da incorporadora, informar que está cadastrado no Porta de Entrada e iniciar o processo de compra. Quando o financiamento estiver aprovado pela Caixa Econômica Federal, agente financeiro do programa, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), faz o repasse de R$ 20 mil para complementar o valor da entrada.

Em todas as manifestações sobre as políticas públicas habitacionais do Estado, o governador Eduardo Leite tem ressaltado a importância da moradia segura e o significado do Estado poder ajudar na realização do sonho da casa própria, que é justamente o objetivo do programa.

O Feirão Porta de Entrada começa com 97 empresas interessadas e 186 empreendimentos cadastrados, dos quais 114 já foram habilitados. Isso significa que 13.750 imóveis estão disponíveis. Neste primeiro momento, o programa será para a aquisição de imóveis de empreendimentos enquadrados no programa federal Minha Casa Minha Vida. 

“Esse é o maior programa habitacional da história do Estado, que vai permitir a troca do aluguel pela prestação da casa própria e colaborar para reduzir o déficit habitacional”, afirmou o titular da Sehab, Carlos Gomes. Ele também reforçou a função do feirão: “A proposta do feirão é facilitar a aproximação dos cidadãos interessados na compra da casa própria e as empresas vendedoras, bem como o encaminhamento da proposta para o agente financeiro, que é a Caixa Econômica Federal”. 

O feirão digital é realizado em parceria com Escritório de Desenvolvimento de Projetos, vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). “Esse é um programa planejado para facilitar a aquisição do imóvel de forma simplificada e eficiente, trazendo mais qualidade de vida às pessoas e reduzindo o déficit habitacional no Estado”, frisou a titular da SPGG, Danielle Calazans.

Porta de Entrada

O Porta de Entrada permite a aquisição de imóveis novos, ou que ficarão prontos em até 24 meses, com valor máximo de R$ 300 mil. O beneficiário deve se responsabilizar pelo pagamento das parcelas futuras do financiamento, podendo utilizar-se de outros subsídios fornecidos pelos governos federal e municipal. O  programa faz parte da Estratégia Integrada de Habitação, que busca viabilizar mais de 7,5 mil moradias, com um investimento de R$ 459,2 milhões. 

Texto: Maria Emilia Portella/Ascom Sehab
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom

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