Comemoração dos 110 anos de Erico Verissimo tem programação especial no TSP
Publicação:

Erico Verissimo é um dos maiores escritores brasileiros e soube como ninguém contar histórias que povoaram o imaginário de todos. Para celebrar a vida e obra do escritor, em novembro, entre os dias 16 e 22, a Secretaria da Cultura, o Theatro São Pedro, a Associação Amigos do Theatro São Pedro (AATSP) e o Grupo Cerco, agendaram programação especial: Erico Verissimo 110 anos. O evento ocorre no Theatro São Pedro e Multipalco e contará com o workshop 'Adaptação da obra literária para a linguagem cênica', o seminário 'O Sobrado em O Tempo e o Vento: ascensão e queda dos Terra Cambará' e com a apresentação do premiado espetáculo 'O Sobrado' - uma adaptação cênica feita pelo Grupo Cerco dos sete capítulos de O Continente, da obra O Tempo e o Vento, com direção de Inês Marocco.
De acordo com o diretor artístico do Theatro São Pedro, Dilmar Messias, a máxima de Tolstoi, que diz "Se queres ser universal, começa por pintar a tua aldeia", pode ser aplicada ao destacado escritor Erico Verissimo. "Em seus romances, sejam urbanos, históricos, ou políticos, estão as peculiaridades e o mundo que nos cerca com sua ambivalência. Suas personagens nos soam extremamente familiares e nos acompanham desde os bancos escolares, com suas coragens, fraquezas e exemplos de humanidade. Por muitas razões, mas especialmente por esta 'intimidade', não podemos deixar escapar qualquer oportunidade de reverenciar o 'nosso' autor e sua significativa obra, ainda mais quando se trata da comemoração dos seus 110 anos de nascimento", destaca.
Para o diretor artístico, o evento ajudará a despertar a curiosidade, chamar a atenção das novas gerações e incentivar o gosto pela leitura. Já a diretora do Grupo Cerco, Inês Marocco, salienta o reconhecimento nacional e internacional do autor, que soube dar às suas histórias um aspecto universal. "Nada mais justo do que homenageá-lo no ano em que completa 110 anos, com um evento que procura atrair todos aqueles que se interessam por sua obra", diz a diretora, explicando ainda que o grupo foi convidado a apresentar o espetáculo em dois festivais internacionais, em Coimbra e Lisboa, no início do ano que vem.
O evento é uma realização da Secretaria da Cultura, do Theatro São Pedro, da Associação Amigos do Theatro São Pedro e do Grupo Cerco. A produção é da Cida Cultural com promoção do Clube do Assinante ZH e apoio cultural de Quiron farmácia de Manipulação e Quero Mais Confeitaria. O apoio institucional é da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Prorext, Instituto de Artes, Departamento de Arte Dramática da UFRGS e Fundação Cultural Piratini.
Texto: Gisele Noll/TSP
Edição: Léa Aragón/Secom