Comissão Estadual da Verdade entrega relatório final nesta quinta
Publicação:
O governador Tarso Genro recebe nesta quinta-feira (4) o relatório final da Comissão Estadual da Verdade. O ato ocorre às 14h30, no Salão Alberto Pasqualini do Palácio Piratini, e contará com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, do coordenador da Comissão Estadual da Verdade, Carlos Frederico Guazzelli, e de comitês gaúchos que tratam do tema.
O relatório apresentará os depoimentos de ex-presos políticos sobre as violações aos direitos humanos ocorridas durante a ditadura militar, documentos recuperados do período, além das conclusões e das recomendações da Comissão para que o trabalho tenha continuidade. Entre as principais apurações, estão as investigações sobre o “Caso das Mãos Amarradas”, “Porto Alegre Anos de Chumbo”, além do assassinato do deputado Rubens Paiva e a elucidação do Atentado no Riocentro, ocorrido em 1981.
Todo o material coletado será encaminhado à Comissão Nacional da Verdade, com cópias integrais ao Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul, onde ficarão à disposição do público para acesso e consulta.
Comissão Estadual da Verdade
Instalada em abril de 2012 pelo governador Tarso Genro, a Comissão Estadual da Verdade foi criada para auxiliar os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade com o objetivo de apurar e revelar as graves violações aos direitos humanos praticadas no período compreendido entre 1946 e 1988 e ocorridas no Rio Grande do Sul.
A CEV é coordenada por Carlos Frederico Guazzelli e composta, também, por Aramis Nassif, Céli Regina Jardim Pinto, Oneide Bobsin e Jacques Távora Alfonsin, que solicitou afastamento em março de 2013.
Texto: Thaís Helena Baldasso
Edição: Redação Secom