Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Comissões de seleções campeãs mundiais visitam Porto Alegre

Publicação:

As delegações das seleções campeãs mundiais Argentina e França, e a atual vice-campeã Holanda estiveram neste domingo (08) na Capital para conhecer o palco da partida e os centros de treinamentos da cidade (os Campos Oficiais de Treinamento), além dos
Comissões de seleções campeãs mundiais visitam Porto Alegre

As delegações das seleções campeãs mundiais Argentina e França, e a atual vice-campeã Holanda estiveram neste domingo (08) na Capital para conhecer o palco da partida e os centros de treinamentos da cidade (os Campos Oficiais de Treinamento), além dos hotéis credenciados para receber as equipes. As inspeções das seleções se iniciaram neste sábado (07), com a visita da Coreia do Sul. Os jogos da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 foram definidos em sorteio realizado na Costa do Sauípe.

A comissão da Holanda, representada pelo gerente de time Hans Jorritsma, e pelo de logística Guido, desembarcou em Porto Alegre para conhecer o local do seu segundo jogo da competição, que será contra a Austrália, no dia 18 de junho de 2014. Do aeroporto, o grupo foi direto ao estádio Beira-Rio, onde visitou o gramado e as estruturas internas.

“O Internacional ficará muito orgulhoso do novo estádio, e para nós é maravilhoso jogar aqui; gostamos muito, é um dos melhores estádios do Brasil”,, destacou Hans. Em seguida, os holandeses conheceram o Centro de Treinamento do Grêmio, Campo Oficial de Treinamento (COT) para a Copa onde a equipe realizará seus treinos pré-jogos. O gramado do local foi elogiado pela comitiva holandesa.

Em uma rápida passagem pela Arena do Grêmio, o gerente de logística mostrou admiração pelo estádio. “Muito bonito, fantástico, um dos mais bonitos do País”, exaltou Guido. A vinda de uma delegação para Porto Alegre significa mais do que os vinte e dois jogadores. Conforme Hans, a equipe da Holanda é composta por 55 pessoas. E ele também acredita que muitos holandeses devem vir paras torcer pela sua seleção. A visita na cidade terminou com um a inspeção no hotel Deville.

Campeões em Porto Alegre
No meio da tarde, foi a vez de integrantes da comissão técnica da França chegarem a Porto Alegre. Composta por quatro integrantes, a comitiva foi liderada pelo gerente da equipe Érwan Le Preuost. “É um prazer estar aqui. Porto Alegre é uma boa cidade para jogar futebol e o estádio é bonito. Nós ficamos por quatro dias na Arena, em junho, quando jogamos contra o Brasil, e a cidade é muito legal, as pessoas são muito alegres e nós estamos muito felizes por jogar aqui”, salientou Le Preuost.

No Beira-Rio, a França fará a sua partida de estreia na Copa, que será no dia 15 de junho. O jogo contra Honduras é “o mais importante, porque nós temos que ganhar o primeiro jogo”, afirmou Le Prevost. Segundo o gerente, a equipe francesa que virá a Capital Gaúcha será composta por 50 pessoas. E o número de franceses aumenta com aqueles que acompanham a delegação. A expectativa, segundo Le Prouest, é de que eles serão pelo menos dois mil torcedores. Além disso, 300 jornalistas da França devem acompanhar a equipe.

Os franceses deixaram o gramado do Beira-Rio quando os argentinos chegaram para inspecionar. Além do estádio, a comissão técnica da Argentina inspecionou o hotel em que possivelmente ficará hospedada na Copa do Mundo. Liderada pelo treinador Carlos Sabella e pelo coordenador Carlos Bilardo, a comitiva de cinco pessoas veio averiguar a estrutura onde a Argentina jogará no dia 30 de junho, contra a Nigéria.

“Aqui é um bom lugar, perto da nossa terra e perto da concentração da nossa seleção, já é uma viagem curta de avião, porque o Brasil é um país muito grande”, declarou Sabella. “Pra mim é muito bom, tenho muitas lembranças daqui e muitas saudades também, confessou o argentino sobre o período em que jogou pelo tricolor gaúcho.

Conforme Carlos Bilardo, técnico campeão pela Argentina em 1976, e atual diretor nacional de times, jogar em Porto Alegre é positivo porque a tabela de jogos inclui viagens curtas. Sobre os adversários, Bilardo acredita que o grupo da Argentina é acessível, mas não descarta surpresas.

Já ao falar sobre quem será o melhor jogador da Copa, o integrante da equipe que possui Messi como destaque afirmou: “aquele que for campeão!” Com a vinda da Argentina, a Secretaria Estadual de Turismo projeta 100 mil estrangeiros no Estado durante a Copa.

A recepção das comitivas foi feita pelo Governo do Estado e Prefeitura de Porto Alegre, com apoio de agentes municipais de trânsito e Brigada Militar. A recepção agradou os representantes das seleções, um dos membros confidenciou que “esta recepção e equipe de apoio foram surpreendentes e inéditas”.

As próximas delegações a visitarem Porto Alegre serão Austrália e Honduras, nesta segunda-feira (09).


Texto: Anna Magagnin e Nathália Ely
Foto: Nathália Ely/SEL
Edição: Redação Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul