Comitê Científico do Observatório do Trabalho do Rio Grande do Sul recebe inscrições para participação
Órgão busca garantir que produções tenham validade científica e sigam métodos reconhecidos pela comunidade
Publicação:

Estão abertas as inscrições para a composição do Comitê Científico do Observatório do Trabalho do Rio Grande do Sul (CCOTRS). Líderes de grupos de pesquisa, com cadastro no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, e representantes de programas de pós-graduação sobre o mundo do trabalho de instituições com sede no Rio Grande do Sul podem se candidatar.
Instituído pela Portaria 051/2025, o comitê busca garantir que as produções do observatório tenham validade científica e sigam métodos reconhecidos pela comunidade. A atuação do grupo tem como diretrizes a interdisciplinaridade, a diversidade metodológica e o pensamento crítico, além da valorização da diversidade sexual, de gênero, étnica e racial dos especialistas participantes.
O estímulo às produções de instituições de diferentes regiões, o fomento à articulação em rede da comunidade científica e o foco no aprimoramento das políticas públicas da área do trabalho, emprego e renda do Estado também orientam as atividades.
Composição
Além de pesquisadores, representantes de órgãos públicos e de organizações patronais, também integram o Comitê Científico do Observatório do Trabalho do Rio Grande do Sul:
- um representante da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP);
- um representante da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS);
- Um representante do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese);
- um representante de organização patronal;
- um representante da Superintendência Estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Rio Grande do Sul;
- um representante da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio Grande do Sul (SRTE-RS)
Os interessados em compor o comitê devem encaminhar um ofício para: observatorio-trabalho@stdp.rs.gov.br e fgtas@fgtas.rs.gov.br.
Observatório do Trabalho
O Observatório do Trabalho do Rio Grande do Sul foi criado, no âmbito da STDP, para produzir e disseminar conhecimento acerca do mercado de trabalho e das políticas públicas de trabalho, emprego e renda do Estado. A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), pesquisadores e organizações convidadas também são responsáveis pela gestão do projeto.
Texto: Mariana Souza/Ascom STDP
Edição: Secom