Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Comitê de Planejamento Energético do RS discute avanços no setor de energia

Publicação:

Sema card1
-

O primeiro encontro on-line do Comitê de Planejamento Energético do Rio Grande do Sul (Copergs) neste ano ocorreu na manhã desta quarta-feira (23/9). Participaram representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), do Ministério de Minas e Energia (MME), do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e empreendedores de energia. A reunião trouxe ao debate os avanços e as ações desenvolvidas pelo segmento.

A videoconferência ocorreu em consonância com o encontro regional do ONS, iniciando com o acompanhamento do Plano de Ações do Grupo de Trabalho. Em seguida, houve a atualização dos projetos de geração de energia elétrica e dos cronogramas dos cinco lotes arrematados no leilão de transmissão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que ocorreu em dezembro de 2018 e prevê a instalação de novas linhas de transmissão (LTs) e subestações de energia.

“A Sema e a Fepam atuam de forma conjunta por meio de um grupo de trabalho (GT). Com estudos e alinhamentos desta equipe, foi possível antecipar as obras de energia no Rio Grande do Sul dos cinco lotes do leilão. Nós fortalecemos o compromisso das empresas que se propuseram a antecipar os prazos em até 24 meses, possibilitando investimentos em energia solar e eólica em todo o Estado. A Copergs tem sido um grande laboratório, atuando de forma conjunta para que possamos desenvolver o Estado”, destacou o secretário Artur Lemos Júnior.

O diretor do Departamento de Energia da Sema, Éberson Silveira, comentou sobre o trabalho realizado pelo GT e o monitoramento das obras de LTs. “As ações sincronizadas entre Sema e Fepam proporcionam resultados excelentes, diminuindo burocracias e atuando na resolução dos processos”, ressaltou.

O Rio Grande do Sul desenvolve mais de dez ações que visam ao desenvolvimento energético gaúcho. Entre elas estão o monitoramento dos projetos de LTs (Leilão 4/2018); mapeamento dos potenciais eólico, biomassa, solar e de recursos hídricos; desenvolvimento da Política Estadual do Biometano; isenção de ICMS para a geração distribuída; programa Energia Forte no Campo; criação das Câmaras Setoriais de Energias Renováveis; criação da Resolução Consema 388/2018; inventário hidrelétrico da bacia do Rio Camaquã; entre outras.

“O potencial energético do nosso Estado é reconhecido em todo o país, principalmente pela força hídrica e eólica. Com cerca de R$ 6 bilhões em investimentos em LTs, estamos caminhando para receber mais empreendimentos de geração de energia”, explica o diretor.

A reunião foi finalizada após a explanação sobre o andamento das obras no Estado pela Aneel e o apontamento dos empreendedores. Os participantes puderam elucidar dúvidas e conhecer mais detalhes sobre o atendimento energético em cada região. Esses encontros de acompanhamento ocorrem periodicamente. O último foi realizado em outubro de 2019.

Texto: Bárbara Corrêa/Ascom Sema
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul