Comitê Gestor aprova projetos de implantação, ampliação e reforma de viveiros florestais na Metade Sul
Publicação:
O Comitê Gestor do Programa de Implantação, Ampliação e Reforma de Viveiros Florestais para a Metade Sul aprovou dois projetos aptos a contratar convênio imediato para o desenvolvimento do setor de florestamento e apontou outros cinco projetos para receber acompanhamento e visitas do Comitê Técnico. Estes projetos serão adequados e posteriormente reavaliados pelo Comitê Gestor. O programa é realizado em parceria entre o Estado, através do Gabinete de Reforma Agrária e Cooperativismo, e governo federal, via Ministério da Integração Nacional.
Segundo o secretário Vulmar Leite, o Grac é o órgão responsável pela execução, gerenciamento e operacionalização do projeto. O Comitê Técnico tem a função de analisar os projetos e os planos de trabalho apresentados pelas prefeituras, que são encaminhados ao Comitê Gestor para a aprovação final, disse o secretário. O coordenador do programa no Gabinete é o engenheiro agrônomo e diretor do departamento de Cooperativismo Lino Hamann.
Participam do Comitê Técnico o Gabinete de Reforma Agrária e Cooperativismo (Grac), a Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SAA), a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e a Secretaria Extraordinária de Combate às Desigualdades Regionais (SCDR). As mesmas entidades do Comitê Técnico integram o Comitê Gestor, somados ao Fórum Mesosul, à Emater e ao BRDE. O Ministério da Integração Nacional tem ação permanente. O programa prevê a produção de 2,4 milhões de mudas/ano, criação ou melhorias de 4 a 7 viveiros na região, cada um com produção entre 300 mil a 1 milhão de mudas/ano, atingindo aproximadamente 1.100 famílias.
Além da coordenação do Grac, estiveram presentes o diretor de programas das Regiões Sul e Sudeste da Secretaria de Programas Regionais (SPR), Rogério de Oliveira Castro, o gerente da Mesorregião Metade Sul, Luiz Antonio Dombek, a SAA, através do secretário adjunto e coordenador dos Pólos de Produção, Marcos Palombini, dos técnicos do Departamento de Produção Vegetal, Flávia Bulhões e Adroaldo Schio, a Sema, representada pela chefe da Divisão de Cadastro Florestal, Adelina Zilli, os técnicos da Emater Tabajara Nunes Ferreira e Antonio Carlos Leite de Borba.