Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Comitê Interinstitucional dá início às ações dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Evento inaugural ocorre nesta quarta-feira, dia 25, no Largo Glênio Peres, na capital, com serviços para público feminino

Publicação:

Card Aviso de  pauta Novas Façanhas
-

Para dar a largada na programação dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, o Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher promove, nesta quarta-feira (25/11), uma ação de conscientização e oferta de serviços e informações para o público feminino. O evento será realizado entre 10h e 16h, no Largo Glênio Peres, no Centro Histórico de Porto Alegre.

A atividade conta com a participação da Polícia Civil, prefeitura de Porto Alegre, Brigada Militar, Instituto-Geral de Perícias (IGP), Ministério Público, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública do Estado, Secretaria da Segurança Pública (SSP), Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do RS (SJCDH), entre outros órgãos. O objetivo é promover ações sociais junto à população, como orientações gerais, distribuição de material informativo e kits com material de higiene (máscaras e álcool gel).

Dando continuidade às ações do comitê durante os 16 dias de ativismo, o Ônibus Lilás irá percorrer os 16 municípios integrantes do Programa RS Seguro. O veículo, especialmente preparado pela SJCDH para disponibilização de atendimento e material informativo sobre violência de gênero e os serviços da rede de atendimento à mulher em situação de violência existentes no Estado, também estará no Largo Glênio Peres nesta quarta-feira.

A Polícia Civil e a Patrulha Maria da Penha da Brigada Militar farão parte das visitas, levando suas viaturas para locais públicos e arejados, durante os 16 dias, das 13h30min às 18h. Neste período, a população poderá receber informações sobre a atuação das equipes no RS e locais de atendimento. 

O Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, criado por meio do Decreto nº 55.430/2020, tem como objetivo central fortalecer a rede de apoio às vítimas e promover entre os gaúchos uma mudança de cultura, que valorize a proteção da mulher na sociedade em todas as suas formas, tendo como premissa a atuação integrada. Coordenado pelo Programa Estruturante e Transversal RS Seguro, reúne o trabalho dos três Poderes, de 15 instituições das esferas municipal e estadual, além de sete secretarias de Estado.

Os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres são uma campanha anual e internacional que começa no dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Também na programação, a Polícia Civil vai promover nesta quarta-feira (25/11), às 11h, uma live com a presidente do Conselho do Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil, Luiza Helena Trajano. A palestra, com mediação da chefe da Polícia Civil, delegada Nadine Anflor, terá o tema “Empreendedorismo e liderança feminina” e será transmitida online. Clique aqui para mais detalhes.

SERVIÇO

O quê: evento inaugural dos 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres
Quando: 25/11, quarta-feira
Horário: das 10h às 16h
Local: Largo Glênio Peres, Centro Histórico de Porto Alegre (em frente ao Mercado Público)

Texto: Ascom SSP 
Edição: Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul