Comitê prepara ações para a Rua da Cidadania em Pelotas
Publicação:
Para preparar a 17ª edição da Rua da Cidadania, o Comitê de Ação Solidária reuniu, nesta terça-feira (11), no Palácio Piratini, parceiros, apoiadores, promotores e servidores que integram o projeto Rua da Cidadania. O evento será realizado em Pelotas, no dia 29.
Coordenada pela presidente do Comitê de Ação Solidária, Tarsila Crusius, a reunião, que contou com a participação de representantes da Prefeitura de Pelotas, ajustou ações estruturais e logísticas para a realização da Rua da Cidadania. A integração entre Governo do Estado e Prefeitura é fundamental para o sucesso do evento, disse Tarsila. Questões como localização, espaço físico, participação da prefeitura, adaptação dos serviços oferecidos pelo Estado à estrutura municipal foram tratados.
Tarsila ressaltou a importância de acertar o compasso das equipes de trabalho, para que o maior número de pessoas sejam atendidas e beneficiadas. Como exemplo citou a confecção de Carteiras de Identidade, realizadas pelo IGP, e do CPF, no TudoFácil. A cada edição são produzidos 400 atendimentos por cada uma das unidades, o que se configura no maior mutirão desses serviços realizados no Rio Grande do Sul.
A Rua da Cidadania leva, em sistema de mutirão, serviços gratuitos à população do interior do Estado em áreas como saúde, direitos do cidadão, confecção de documentos, Defensoria Pública, Receita Federal, IPE, inclusão digital, educação ambiental e para o trânsito, Cultura, Direitos do Consumidor e Espaço RS Mulher. No ano passado, o projeto que integra o Programa Estruturante Nossas Cidades, beneficiou 80 mil pessoas nos municípios.