Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Comitiva da Festa do Divino da Criúva convida Sartori para celebrações

Publicação:

PORTO ALEGRE,RS, BRASIL, 16.04.2015: Acompanhado da secretária extraordinária do Gabinete de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, o governador José Ivo Sartori recebeu, na tarde desta quinta-feira (16), convite para a Festa do Divino Espírito Santo de
Liderados pelo padre Sebastião de Vargas, a comitiva levou bênçãos ao Palácio Piratini - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

Uma comitiva de Criúva, distrito de Caxias do Sul, esteve nesta quinta-feira (16) no Palácio Piratini para convidar o governador José Ivo Sartori para a  Festa do Divino Espírito Santo. Tradicional evento da localidade, a festa é promovida pela Paróquia Nossa Senhora do Carmo, com apoio da subprefeitura de Criúva e prefeitura de Caxias do Sul. Será realizada de 8 a 17 de maio.

Liderados pelo padre Sebastião de Vargas, a comitiva levou bênçãos ao Palácio Piratini. “Viemos trazer proteção, paz e muita luz do Divino Espírito Santo para o governador e o nosso Estado”, disse Viriato Batista de Azevedo, um dos integrantes da comitiva. Foi entregue ao governador a bandeira do Espírito Santo. Além do gabinete do governador, os festeiros responsáveis pela celebração centenária percorreram vários locais do Palácio Piratini, com cantorias e bênçãos.

Em Criúva, o padre Sebastião (como é conhecido entre os fieis), músicos e festeiros já iniciaram suas visitas de louvação, que têm como objetivo abençoar os locais por onde passam, além de divulgar o evento, que é um dos principais de Caxias do Sul.

A Festa do Divino Espírito Santo em Criúva é uma das mais importantes do país.  Tem intensa programação religiosa, mas também social. Além da celebração de missas (inclusive crioula) e de procissões, haverá almoços, jantares, bailes e leilão de terneiros.

A devoção ao Divino teve sua tradição mantida especialmente em Portugal, principalmente no arquipélago dos Açores, de onde foi trazida para o Brasil. Realizados na época das primeiras colheitas no calendário agrícola do Hemisfério Norte, os festejos representam a esperança na chegada de um novo tempo, marcado pela igualdade, prosperidade e abundância para todos. 

Texto: Margareth de Paula

Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação

 

 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul