Comitiva de técnicos africanos visita área de saúde do Estado
Publicação:
A comitiva intergovernamental do Níger, país do centro-oeste da África, formada por cinco gestores e técnicos, começou nesta quarta-feira (02), sua visita ao Brasil. O objetivo da missão africana é promover o intercâmbio de experiências entre os dois países e conhecer a implantação, gestão e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. A iniciativa permitirá a cooperação internacional e o aperfeiçoamento das políticas públicas de saúde naquele país.
Pela manhã, a equipe foi recebida por técnicos da Secretaria Estadual da Saúde (SES), sendo abordados temas como a estrutura política das esferas de governo, o controle social, por meio dos conselhos, as macrorregiões do RS, financiamento e descentralização de ações em saúde e repasse financeiro aos municípios, entre outros.
A delegação é composta pelos representantes da direção do Instituto de Saúde Pública (ISP), Mme Boubocar Tidder Amate; da direção de Regional de Saúde Pública (DRSP) de Niamey, Salamatou Amadou; da direção de Saúde da Mulher e da Infância (PCIME/DSME) do Ministério da Saúde Pública do Níger, Mme Hamsatou Adanou; do estudante de medicina Sita Mounkaila e pelo técnico da Asociación Consórcio de Cooperación (ACC) da Espanha, Carlos Aquiles Guimaraes, do campo do desenho e execução de políticas públicas, dotação de infraestrutura e formação dos profissionais de saúde .
A missão do Níger representa um país africano com o segundo menor Índice de Desenvolvimento Humano - IDH(0-1): 0,293, ficando atrás somente de Burkina Faso, além de não ter sistema universal de saúde pública, possuir alto índice de mortalidade infantil e materna e precário acesso a saneamento básico e serviços de saúde. As características tornam o intercâmbio de conhecimentos de extrema importância para o grupo, pois os princípios e diretrizes do SUS - universalidade, integralidade, descentralização e controle social - são marcas consideradas pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como modelo para a implantação de sistemas públicos de saúde.
A agenda do grupo prossegue à tarde, com uma visita à Famurs para uma reunião ampliada da Comissão de Etnias. Na quinta-feira (3), estão previstas visitas ao Grupo Hospitalar Conceição, à Unidade de Saúde Comunitária e à Comunidade Quilombola, no Bairro Glória. A comitiva discutirá com a Escola de Saúde Pública, da SES, uma proposta de cooperação de educação permanente entre ESP/SES e ESP/Níger.
Texto: Denise Gewehr
Foto: Gustavo Garbino
Edição: Redação Secom (51)3210-4305