Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Comitiva do Flar faz visita técnica ao Irga de Cachoeirinha

Publicação:

Grupo com representantes de países latino-americanos conheceu pesquisas do Irga
Grupo com representantes de países latino-americanos conheceu pesquisas do Irga - Foto: Sérgio Pereira/Irga

Um grupo do Fondo Latinoamericano do Arroz de Riego (Flar), entidade com sede em Cali (Colômbia), ficará por 10 dias no Estado para uma série de visitas técnicas. Na manhã desta terça-feira (3), a comitiva começou o roteiro por Cachoeirinha, para conhecer a Estação Experimental do Arroz (EEA) do Instituto Rio Grandense do Arroz. Eles foram recebidos pelo diretor técnico do Irga, Maurício Fischer, e pelo gerente de pesquisa da autarquia, Rodrigo Schoenfeld.

A visita à EEA começou com uma apresentação de Schoenfeld, que falou sobre o Irga e a produção de arroz no Brasil e no Rio Grande do Sul. Após, o grupo foi levado para o campo de experimentos do instituto. A chefe da Seção de Sementes, engenheira agrônoma Flávia Tomita, e o chefe da Seção de Solos e Água, engenheiro agrônomo Filipe Selau, mostraram as mais recentes pesquisas do Irga nestas áreas. Já Schoenfeld falou sobre algumas pesquisas envolvendo arroz e soja.

A comitiva tem representantes do México, Honduras, Equador, Peru, Colômbia e Bolívia. Cada visitante chega ao Estado com interesses distintos. “Estou interessado em saber mais sobre a técnica dos politubos e sobre a rotação arroz-soja”, explica Jose Duque Lobo, de Honduras.

A comitiva é liderada pelos brasileiros Gilberto Dotto e Luciano Carmona, ambos do Flar. Além dos citados, fazem parte do grupo: Carlos Alberto Castro, Cristian Jimenez e Santiago Jaramillo (Colômbia); Manuel Salamanca e Abrahan Valdez (México); Jymmy Cabrera (Bolívia); Mauro Aray e Alvaro Palacio (Equador); Erwin Paredes e Juan Bautista Tineo (Peru); e o brasileiro Tercio Mironezzi (Mato Grosso). O roteiro prevê passagens por cidades como Camaquã, Tapes, Pelotas, São Gabriel, Uruguaiana, São Borja, Santa Maria, Passo Fundo e Porto Alegre, além de uma visita a Corrientes, na Argentina.

O Flar é uma parceria público-privada que busca melhorar a competitividade e a sustentabilidade dos sistemas de produção de arroz na América Latina, com enfoque na ecoeficiência. O Irga, único órgão brasileiro a integrá-lo, é um de seus fundadores. Argentina, Bolívia, Chile, Costa Rica, Equador, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela também têm representantes no Flar.

Texto: Sérgio Pereira/Irga
Edição: Cristina Lac/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul