Comitiva do governo do Estado participa de troca de experiências sobre situações de emergências climáticas no Peru
Iniciativa da Organização Internacional para as Migrações tem como foco o acolhimento humanitário
Publicação:

Uma comitiva do governo do Estado realizará missão no Peru de troca de experiências em preparação e resposta a emergências climáticas. Com início nesta quinta-feira (22/5), e duração de dois dias, o intercâmbio é promovido pela Organização Internacional para as Migrações (OIM).
O objetivo da iniciativa é realizar troca de práticas sobre estratégias de acolhimento emergencial, com ênfase em ações locais e comunitárias para inundações. A escolha do Peru se baseia na experiência do país com enchentes sucessivas nos últimos anos — como o Ciclone Yaku (2023), o fenômeno El Niño Costeiro (2017) e eventos históricos relacionados ao fenômeno El Niño, como os de 1997 e 1983 — o que fortaleceu seu Sistema Nacional de Gestão de Riscos de Desastres (Sinagerd) tanto em nível institucional quanto local, oferecendo aprendizado valioso para autoridades visitantes.
A comitiva do Rio Grande do Sul é composta pelo secretário de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel; pelo secretário-executivo do Gabinete de Projetos Especiais (GPE), vinculado ao gabinete do vice-governador, Clóvis Magalhães; o assessor técnico do GPE, Antonio Paulo Cargnin; o diretor de Habitação da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), Jonatas Lopes; e o representante da Defesa Civil estadual, o coordenador da 8ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil (CREPDEC 8)-Vale do Taquari, tenente-coronel Helio Schauren Junior; além do prefeito de Encantado, Jonas Calvi, e membros do sistema Fecomércio/RS e Sesc/RS.
Texto: Ascom Sedes
Edição: Secom