Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Comitiva vistoria as cidades metropolitanas de Eldorado, Sapucaia e Canoas

Publicação:

Porto alegre. RS. Brasil. 18.10.2015 : Comitiva integrada pelo ministro da Previdência Social e Trabalho, Miguel Rosseto,  o secretário de Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social Miki Breier e o coordenador da Defesa Civil do Rio Grande do Sul,
Comitiva integrada por ministro Rossetto e secretário Miki Breier conversou com prefeitos - Foto: Daniela Barcellos/Palácio Piratini

Uma comitiva integrada pelo ministro da Previdência Social e Trabalho, Miguel Rossetto, o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social, Miki Breier, e o coordenador adjunto da Defesa Civil no Rio Grande do Sul, tenente-coronel Alexandre Martins, esteve neste domingo (18) nas cidades de Eldorado do Sul, Sapucaia do Sul e Canoas.

O grupo conversou com os prefeitos e foi informado dos estragos causados pelo mau tempo da última semana nas cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre. Em Eldorado do Sul, primeiro município visitado pela comitiva, o prefeito Sérgio Munhoz relatou que um terço da região central da cidade está alagada, atingindo 7 mil residências.

Miki Breier confirmou para esta segunda-feira (19), o depósito antecipado de R$ 7,2 milhões referentes ao pagamento do benefício Bolsa Família para 48 mil famílias das 26 cidades que já têm oficializado o decreto de situação de emergência. “Esta medida também será adotada para os municípios que homologarem a situação de emergência a seguir, como é o caso de Canoas e Sapucaia do Sul”, assegura o secretário.

O ministro Miguel Rossetto confirmou a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) aos atingidos. “Este recurso tem limite de R$ 6.220,00 por pessoa. É uma medida de urgência que atende àqueles que foram atingidos, possibilitando a recuperação de suas vidas”, afirmou. Para efetuar o saque o beneficiário deve procurar as agências da Caixa Econômica Federal.

Ao todo, 100 municípios registram estragos causados pelos temporais. A Defesa Civil está enviando kits de higiene, cesta básica e dormitório e distribuindo itens básicos através da Central de Doações. Conforme Martins, esta semana terá novos episódios de chuva forte. “Já enviamos alerta às  coordenadorias regionais e estamos em contato permanente com as prefeituras para monitorar a situação dos desabrigados”, relata o coordenador adjunto da Defesa Civil. 


Texto: Gisele Ortolan/STDS
Edição: Léa Aragón/Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul