Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Como pagar IPVA, seguro obrigatório e multas de trânsito com cartão de crédito

Publicação:

Detran pagamento cartão
Operações são realizadas por instituições financeiras credenciadas pelo DetranRS - Foto: Reprodução

Em abril, termina o prazo para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do seguro Dpvat (cobertura para danos pessoais causados por veículos automotores em pessoas).

Neste mês, também começa o vencimento do calendário de 2019 de licenciamento de veículos. O pagamento pode ser feito com cartões de crédito e de débito. Diversos Centros de Formação de Condutores, Centros de Registro de Veículos Automotores, Centros de Remoção e Depósito, além de despachantes credenciados pelo DetranRS, já aceitam pagamento parcelado com cartão. É possível também contratar o serviço diretamente no site da financeira (se disponível).

Para pagar o IPVA, o seguro Dpvat e multas vencidas, o proprietário do veículo deve consultar o valor no sistema do DetranRS, mediante informação da placa e do Renavam. Depois deve procurar um credenciado que ofereça o serviço para fazer a transação.

No caso de multas não vencidas, é preciso imprimir a guia de pagamento no site do DetranRS e levá-la ao credenciado que aceite cartões de crédito. Além dos valores do imposto, do seguro e das multas, é necessário atentar para os custos de financiamento cobrados pela empresa de crédito (IOF, juros etc.). A quitação dos débitos com cartão de crédito caracteriza-se como negociação privada entre o titular do cartão e a instituição financeira credenciada pelo DetranRS.

Mais informações, acesse o site DetranRS

Texto: Mariana Tochetto/Ascom DetranRS
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul