Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Competição escolar HackatAgro 2025 define finalistas na Expointer

Cinco times se classificaram para participar da final, que ocorre em 23 de setembro no TecnoPuc

Publicação:

Foto posada de mais de 60 estudantes, professores e diretores em ambiente fechado. A maioria está de pé, alguns se encontram agachados à frente. Ao fundo aparece um telão.
Equipes compostas por estudantes de 27 Escolas Técnicas Agrícolas apresentaram projetos - Foto: Ascom Seduc

A competição HackatAgro - Desafio Mão na Massa, definiu, ao longo do sábado (6/9) e do domingo (7/9), os finalistas da disputa que envolve equipes de Escolas Técnicas Agrícolas da Rede Estadual. A semifinal ocorreu no espaço da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, durante a 48ª Expointer.

As equipes que participarão da final em 23 de setembro, no TecnoPuc, em Porto Alegre, são: Agrovants, BioAgro; BioBovino, Geocontrol e Rastro Verde. Os vencedores serão premiados com viagens para conhecer ecossistemas de inovação ligados ao agronegócio e ingressos para a edição de 2026 do South Summit Brazil. 

A competição é uma realização da Secretaria da Educação (Seduc), por meio da Superintendência da Educação Profissional (Suepro), em parceria com a Neodigital Comunicação e  Instituto da Transformação Digital (ITD). 

Na educação, área tratada como prioridade pelo governador Eduardo Leite, o compromisso do governo é garantir o futuro do estudante, do professor e da sociedade.

Fim de semana de muitas atividades

Ao longo do último final de semana da Expointer, oito equipes compostas por estudantes de 27 Escolas Técnicas Agrícolas da Rede Estadual apresentaram seus projetos e participaram de uma programação repleta de palestras sobre sustentabilidade, tecnologia e empreendedorismo nas áreas do agro e da bioeconomia. Essa é a primeira edição do evento que contou com a participação de estudantes da Rede Estadual – antes, a competição era voltada apenas para startups.

Durante o sábado, os estudantes participaram de mentorias, palestras e simulações de pitch. No domingo, ocorreram as apresentações dos projetos, os feedbacks da banca e a revelação das cinco equipes classificadas para a final. 

A superintendente-adjunta da Superintendência da Educação Profissional da Seduc, Raquel Padilha, representou a secretaria no encerramento do evento. “Esse é o fruto da escola pública, do ensino gaúcho e da educação profissional. Os estudantes aqui presentes saíram da zona de conforto e se arriscaram. Estão todos de parabéns, incluindo professores e diretores”, destacou. 

Texto: Flavia Azolin/Ascom Seduc
Edição: Felipe Borges/Ascom Expointer

 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul