Comunidade celebra inauguração da RSC-471 e projeta agilidade nas exportações
Publicação:
Em uma única frase, a comerciante Diná Figueiró, 63 anos, dona de um armazém às margens do trecho sul da RSC-471 há quatro décadas, resumiu o seu sentimento sobre a inauguração do trecho da rodovia após 26 anos: O progresso chegou. O sentimento também é compartilhado por moradores da região de Santa Cruz Sul e prefeitos que vêem na pavimentação da rodovia uma possibilidade de exportar ainda mais seus produtos pelo Porto de Rio Grande. As obras de um viaduto e de uma ponte sobre o Arroio Abranjo, em Encruzilhada do Sul, foram inauguradas nesta quarta-feira (17) pela governadora Yeda Crusius e representam a conclusão de todo o trecho.
Para Arnaldo Lopes Filho, que trabalha em uma indústria de fumo de Santa Cruz do Sul, a obra é de fundamental importância, tanto pelo escoamento da produção de fumo do vale do Rio Pardo, quanto pela segurança que a obra proporciona aos usuários da rodovia. Além de veículos de passeio, o trecho sul da rodovia vai possibilitar menor custo aos transportadores de cargas e menos poluição proveniente do consumo de óleo diesel. Associados ao conforto e à segurança proporcionada, a rodovia vai gerar ganhos significativos à economia do Estado e do País, afirmou o ex-prefeito de Santa Cruz e atual chefe da Casa Civil, José Alberto Wenzel.
Prefeitos elogiam conclusão da obra
A prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, destacou que o novo trecho encurta em 110 km a distância entre o município e o Porto de Rio Grande e será importante para escoar a produção de fumo. Santa Cruz do Sul está muito feliz com um sonho concretizado e que há muito tempo estava acalantado. Toda a região será beneficiada com a obra graças a visão da governadora Yeda Crusius, que soube priorizar a estrada que vai trazer desenvolvimento aos municípios, disse.
Para o prefeito de Encruzilhada do Sul, Artigas Teixeira, a obra representa um avanço para a cidade e também à região. Encruzilhada antes da expansão da rodovia não tinha acesso direto para o Porto de Rio Grande, destacou. Teixeira espera que o município possa avançar em áreas como fruticultura para poder exportar a produção com frete menor, já que distância até a zona portuária vai se reduzir para 240 quilômetros.