Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Comunidade científica da região Sul debate ciência e tecnologia em Porto Alegre

Publicação:

A 1ª Conferência Regional Sul de Ciência, Tecnologia e Inovação, que teve início nesta quinta-feira (25), no Centro de Eventos Plaza São Rafael, em Porto Alegre, reuniu autoridades e a comunidade científica e empresarial para um debate sobre as políticas
Comunidade científica da região Sul debate ciência e tecnologia em Porto Alegre

A 1ª Conferência Regional Sul de Ciência, Tecnologia e Inovação, que teve início nesta quinta-feira (25), no Centro de Eventos Plaza São Rafael, em Porto Alegre, reuniu autoridades e a comunidade científica e empresarial para um debate sobre as políticas do setor, visando a construção de um panorama estratégico que integre as questões apontadas pela região Sul. Mais de 200 representantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, participam dos grupos de trabalho.

A solenidade de abertura do evento, coordenado pela Secretaria da Ciência e Tecnologia, teve a presença do secretário Artur Lorentz, representando a governadora do Estado, Yeda Rorato Crusius, do secretário Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Luiz Antonio Rodrigues Elias, do diretor de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, Marcelo Cavalcanti, da coordenadora de Ciência e Tecnologia do Paraná, Jackelyne Veneza, da vice-presidente do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Wrana Panizzi, e do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha do Brasil, vice-almirante Ney Zanella dos Santos, entre outras autoridades.

Em seu pronunciamento, Lorentz lembrou a Lei de Inovação como uma das grandes conquistas do Estado nesta área e seus desdobramentos com a regulamentação dos Programas Pró-Inovação/RS e Pgtec - Programa Gaúcho de Parques Científicos e Tecnológicos. Antecipou, também, a implantação de três parques tecnológicos, ainda este ano, no Interior, como um dos primeiros resultados do Pgtec.

Já se percebem avanços no sistema, com efetivas parcerias estaduais em discussões que se encaminham para uma política de estado e não apenas de governo disse Luiz Elias, ao fazer um balanço das ações do MCT.

Para Jackelyne Veneza, este é um momento importante para os três Estados discutirem a construção de uma politica de ciência, tecnologia e inovação na região Sul, utilizando as experiências locais. Na mesma linha, o diretor Técnico da SCT, Julio César Ferst, apontou a relevância do encontro que resultará na elaboração de uma proposta de ciência, tecnologia e inovação visando o desenvolvimento sustentável da região Sul e que irá fortalecer uma demanda a nível nacional, no final de maio em Brasília.

Os resultados finais das discussões dos grupos de trabalho sobre os temas: Desenvolvimento Sustentável; Investimento e Inovação; Ciência Básica; Educação e CT&I; Brasil no Mundo e Democratização e Cidadania, serão levados à Brasília, no periodo de 25 a 28 de maio, durante a 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul