Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Conclusão de reforma na Penitenciária Modulada Estadual de Osório duplica vagas do semiaberto

Benfeitorias foram realizadas pelos próprios apenados

Publicação:

Penitenciária Osório
Recursos para reforma e melhorias foram provenientes do aluguel da cantina - Foto: Antônio Bavaresco/Ascom Seapen

As obras de recuperação, ampliação e revitalização do módulo do semiaberto da Penitenciária Modulada Estadual de Osório foram finalizadas na quinta-feira (2/7). A apresentação das benfeitorias foi feita pelo diretor da casa prisional, Amadeus Júnior, para o secretário da Administração Penitenciária, Cesar Faccioli, e o superintendente dos Serviços Penitenciários, Cesar da Veiga.

Estiveram presentes o titular da 1ª Delegacia Penitenciária Regional (1ª DPR), Benhur Calderon, o prefeito de Tramandaí, Major Gauto, a juíza da Vara de Execução Criminal (VEC) de Osório, Anna Alice da Rosa Schuh, e a promotora de Justiça, Cristiane Corrales, além de representantes da Delegacia Regional de Polícia e da Delegacia de Polícia de Tramandaí.

As obras foram iniciadas em 18 de maio e levaram cerca de 45 dias para serem concluídas, ao custo de R$ 30 mil, oriundos da verba do aluguel da cantina. A VEC contribuiu com uma verba de R$ 15 mil para a reforma e equipagem das salas de teleaudiências. O Estado não precisou aportar nenhum valor. Ao todo, 18 apenados trabalharam nas reformas, que resultaram em melhorias e ampliações de espaço de diversas dependências da casa prisional, reforço na segurança com o novo cofre de armas e mais potencial para realização de audiências, sem necessidade de escolta e deslocamento externo.

“Estamos praticamente dobrando nossa capacidade, indo de 35 vagas à época do incêndio, em 2018, para 70”, afirmou o diretor da casa. O delegado da 1ª DPR elogiou o resultado. “Ficou bem funcional e um ambiente mais adequado para os apenados, além de possibilitar um melhor tratamento penal. Em seguida, já vamos dar início a uma horta”, destacou Calderon.

Faccioli lembrou que “no universo profissional existem aquelas pessoas que são boas em diagnósticos e aquelas que são melhores em realizações. E há raros exemplos daqueles que têm essas duas qualidades. É o caso do diretor Amadeus e de toda a sua equipe, sem dúvida”, afirmou.

O secretário agradeceu a parceria do Judiciário e de todos que colaboraram para a obra, registrando, ainda, a participação do Ministério Público, da Polícia Civil e da prefeitura de Tramandaí no ato, simbolizando a integração dos entes públicos na empreitada coletiva de qualificar o sistema prisional e, em consequência, a segurança pública.

Veiga ressaltou a capacidade de iniciativa da direção da casa em buscar soluções para os problemas. “Precisamos mesmo de pessoas com essas características resolutivas, que vão atrás de alternativas e melhorem os resultados”, elogiou.

Melhorias:

• Reforma do pátio do semiaberto
• Reforma em cela que será destinada a presos que precisarem ser isolados por Covid-19
• Reforma em alojamentos do segundo módulo
• Reforma no espaço anexo ao alojamento, corrigindo problemas que causavam alagamentos
• Reforma e pintura da fachada
• Novo cofre de armas
• Novas salas de videoaudiência
• Nova sala de monitoramento eletrônico
• Duas novas cozinhas, na área do semiaberto

Texto: Antônio Bavaresco/Ascom Seapen
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul