Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Concurso de Prendas é prestigiado pelo governo do Estado

Publicação:

O governo do Estado, através da Coordenadoria Estadual da Mulher, está prestigiando o Concurso de Prendas do Rio Grande do Sul, que começou nesta sexta-feira (29) e prossegue neste sábado (30), sendo promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho
Concurso de Prendas é prestigiado pelo governo do Estado

O governo do Estado, através da Coordenadoria Estadual da Mulher, está prestigiando o Concurso de Prendas do Rio Grande do Sul, que começou nesta sexta-feira (29) e prossegue neste sábado (30), sendo promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) de Alvorada.

O evento reúne 90 meninas de diferentes municípios disputando as categorias adulto, juvenil e mirim. A coordenadora estadual da Mulher, Maria Helena Gonzalez, foi escolhida pelas concorrentes para ser a madrinha do concurso. Na oportunidade,  agradeceu a indicação e disse que o governo gaúcho está sempre participando e incentivando o tradicionalismo.

Ao reafirmar o apoio do Executivo, Maria Helena citou a criação do troféu RS Mulher Farroupilha, através de decreto da governadora Yeda Crusius, em 2008, quando foram premiadas prendas e mais cinco mulheres com destaque na cultura gaúcha. Agora, em parceria com o MTG, foi editado o livro Prendas Gaúchas - 39 Anos.

O presidente do MTG, Oscar Fernande Gress, agradeceu as diversas iniciativas do Estado em favor da tradição gaúcha, afirmando que o movimento tradicionalista está irmanado com o governo em diversas atividades e, mais ainda, após a realização desse livro, que mostra todas as mulheres que fizeram a história das prendas do Rio Grande do Sul.

O concurso 
As meninas que participam do Concurso de Prendas devem estudar História, Geografia, tradicionalismo e folclore, para responder a uma prova escrita. A avaliação segue com redação, mostra folclórica, prova oral e artística. Na competição artística, as candidatas mostram as habilidades na dança, no canto e na declamação.

Na prova oral, elas devem falar ao público sobre um tema escolhido por sorteio. Depois dessa maratona de testes, as candidatas participam do Baile Oficial, quando as prendas vencedoras nas categorias mirim, juvenil e adulta são conhecidas.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul