Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Confira o balanço das ações do governo nesta terça-feira (7) em resposta às cheias no RS

Publicação:

Leite em coletiva sobre enchentes em 7 de maio de 2024, falando e gesticulando atrás de um púlpito. Atrás dele, há vários secretários de Estado.
Em coletiva, Leite anunciou repasse de R$ 70 milhões para ações emergenciais nos municípios - Foto: Lauro Alves/Secom

Durante a manhã desta terça-feira (7/5), o governador esteve reunido virtualmente com parlamentares gaúchos, na sede do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul. Foram discutidas propostas para agilizar o processo de investimento nas ações para reerguer o Estado após as enchentes.

Acesso a recursos federais

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) tem prestado auxílio para representantes das prefeituras no preenchimento do Formulário de Requerimento Simplificado para acessar o recurso do Serviço de Proteção em Calamidades Pública e Emergências.

Combate às Fake News

A Secretaria da Segurança Pública tem investigado a disseminação de notícias falsas na internet, para responsabilizar os autores. O governo do Estado está monitorando diversas notícias falsas que têm sido divulgadas em redes sociais e outros sites.

O governo do Estado também criou uma força-tarefa para combater informações falsas relativas às enchentes. Por meio do monitoramento, identificação e apuração de notícias por uma equipe de comunicação, a checagem é feita e o conteúdo disponibilizado em grupos com a imprensa e nos perfis do governo.

Centro logístico

O governador Eduardo Leite visitou, no início da tarde desta terça-feira (7/5), o Centro Logístico da Defesa Civil estadual, em Porto Alegre, para conferir o trabalho de envio das doações. Durante a visita, Leite encontrou um grupo de voluntários que ajudarão no processo de triagem dos materiais.

Comitê de crise da Fepam

Em resposta à situação de emergência enfrentada pelo Rio Grande do Sul, com cheias históricas e 388 cidades atingidas, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) estruturou um comitê de crise, que busca gerenciar e atender, de forma ágil e eficiente, as demandas urgentes da população gaúcha.

Atendimento ao consumidor

O Departamento do Consumidor (Procon RS) realiza articulações para fiscalizar o aumento de preços de itens primordiais. Além disso, também tem trabalhado para facilitar o acesso ao sinal de telefonia móvel, em parceria com as operadoras que abriram os sinais de suas antenas, para uso compartilhado pelos clientes.

Ações para a saúde

Uma reunião nesta terça-feira (7/5), em Porto Alegre, entre técnicos e gestores da Secretaria da Saúde (SES) e Ministério da Saúde alinhou como será o trabalho da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado durante o enfrentamento à calamidade das enchentes. Inicialmente, a Força deverá ter equipes volantes, serviço aeromédico e atendimento nos hospitais de campanha, totalizando 68 profissionais.

Atendimento ao contribuinte

A Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual (RE), deu início ao atendimento de contribuintes por meio de quatro endereços de e-mail nesta terça-feira (7/5). O objetivo é esclarecer sobre a emissão de documentos fiscais, pagamentos de tributos e dúvidas gerais sobre a legislação.

Gabinete de Comunicação de Crise

Para atender às demandas da imprensa sobre as enchentes que atingem o Rio Grande do Sul desde o final de abril, a Secretaria de Comunicação (Secom) instituiu um gabinete de crise no Palácio Piratini. Jornalistas de diversas secretarias foram chamados para colaborar no tratamento e na divulgação de informações apuradas sobre a catástrofe climática.

Recursos para reconstrução

Estratégias e processos desenvolvidos devido às enchentes de 2023 embasam as ações em resposta à catástrofe climática que atinge o Rio Grande do Sul. Isso foi dito pelo governador Eduardo Leite no fim da tarde desta terça-feira (7/5), no Palácio Piratini, antes de anunciar a destinação, em um primeiro momento, de R$ 200 milhões em recursos emergenciais para o enfrentamento da crise atual.

Região Metropolitana

Depois de coordenar in loco as operações do Gabinete de Crise avançado do Vale do Rio Pardo, o vice-governador Gabriel Souza passará a coordenar as ações na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA). Ele instalou a base nesta terça-feira (7/5), no prédio administrativo da antiga sede da CEEE, na Zona Leste da Capital. Equipes do Gabinete do Vice-governador seguirão na coordenação dos trabalhos nas bases de Santa Cruz do Sul, Lajeado e Santa Maria.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul