Confirmado o II Encontro Ibero-Americano de Conselhos na Espanha
Publicação:
O II Encontro Ibero-Americano de Conselhos Econômicos e Sociais será realizado em Madri, na Espanha, em setembro deste ano. O evento consistirá em uma atividade prévia à Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo. A data do encontro foi decidida no último final de semana (5 e 6 de maio), durante o seminário sobre participação popular que o governo gaúcho promoveu na capital espanhola.
O secretário executivo do CDES-RS, Marcelo Danéris, afirma que o fechamento da data e da sede do novo encontro tem importância especial para o Rio Grande do Sul, que foi o principal organizador do primeiro evento e articulador de sua segunda edição. Para nós é uma grande vitória, o reconhecimento de um trabalho. Em 2010, havíamos proposto a realização do primeiro encontro, que aconteceu em 2011 com grande participação e reconhecimento internacional. Agora garantimos a sua continuidade com o apoio da Cúpula Ibero-Americana, destaca Danéris.
Realizado pela primeira vez em Porto Alegre, por iniciativa do conselhão gaúcho, juntamente com os Conselhos do Brasil, da Espanha e de Portugal, o Encontro Ibero-Americano de Conselhos está se consolidando como um evento que fomenta a criação de colegiados que colaboram com a democracia ao redor do mundo.
A primeira edição ocorreu nos dias 1º e 2 de dezembro de 2011, com a participação de 14 países. O evento consistiu em um amplo debate sobre as experiências e particularidades das diversas localidades que contam com conselhos como recurso para a intensificação do processo democrático, assim como sobre a importância destes na construção de soluções pactuadas diante dos novos desafios da governança global.
A partir do II Encontro, a Secretaria Geral Ibero-Americana assumirá a organização do evento, transformando-o em uma atividade preparatória à conferência anual que reúne os líderes governamentais dos países do território. Um dos principais palestrantes e colaboradores da primeira edição, o secretário Geral Ibero-Americano, Henrique Iglesias, também foi um importante articulador para que o evento fosse incluído na agenda oficial do organismo internacional.
O embaixador Ibero Americano, Ruy Amaral, acredita que o segundo encontro será mais uma oportunidade para fortalecer a participação popular dos países ibero-americanos. O Encontro de Conselhos será uma nova instância preparatória das Cúpulas Ibero-Americanas, o que vai enriquecê-las muitíssimo. As conclusões que sairão desses encontros, de alguma forma, estarão refletidas na declaração dos chefes de estado e de governo, declarou.
O presidente do CES España, Marcos Peña, afirma que a oportunidade de união dos conselhos existentes na Ibero-América visa fortalecer a participação social nas decisões dos chefes de Estado. A ideia é realizar um encontro, prévio à Cúpula, para refletir sobre os interesses sociais e econômicos da sociedade. O objetivo é realizar uma reflexão coletiva sobre a situação pela qual atravessamos a partir da opinião dos conselhos, que estão mais próximos da realidade e expressam o interesse conjunto de trabalhadores, empresários e sociedade civil, afirmou.
Publicação registrou o primeiro encontro
Juntamente ao anúncio da sede e provável data do próximo Encontro Ibero-Americano de Conselhos Econômicos e Sociais, foi lançada a revista oficial da primeira edição do evento, realizado no Auditório do Ministério Público, em dezembro passado, na capital gaúcha. A publicação traz entrevistas com os participantes, cobertura dos debates e documentos resultantes do encontro, que reuniu autoridades, conselheiros, estudiosos, movimentos sociais e representantes de diversas nacionalidades.
As discussões centraram no papel da sociedade civil organizada, dos Conselhos Econômicos e Sociais (CESs) e instituições similares frente ao novo modelo de desenvolvimento e de governança global, que vêm se delineando a partir da primeira década do século XXI, contemplando as dimensões política, econômica, social e ambiental.
A versão digital da publicação está no site do CDES-RS: www.cdes.rs.gov.br
Texto: Assessoria de Comunicação CDES/RS
Edição: Redação Secom (5103210-4305