Conselhão debate carvão mineral nesta segunda-feira
Publicação:
O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Cdes-RS) debate, nesta segunda-feira (15), às 14h30, a exploração das reservas de carvão mineral do Rio Grande do Sul. Conselheiros, empresários do setor, representantes da Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e da Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE), secretários de Estado, entre outros, estão convidados para a atividade, que marca a reinstalação da Câmara Temática Indústria Naval, Petróleo, Gás Natural e Setor Energético.
O trabalho na câmara enfocará a preparação do Estado diante da confirmação da inclusão do carvão mineral nos próximos leilões de energia A-5 do país, no segundo semestre - o Rio Grande do Sul conta com a maior reserva de carvão mineral do Brasil, com cerca de 80% do total.
Atualmente, no Brasil, somente cerca de 1,5% da energia produzida vem das usinas termelétricas a carvão. No entanto, o carvão gera 40% da eletricidade mundial e, em muitos países, é a principal fonte de energia. Na China, por exemplo, quase 80% da energia do país é produzida por termelétricas a carvão.
A reunião da Câmara Temática Indústria Naval, Petróleo, Gás Natural e Setor Energético do Cdes-RS ocorre na Secretaria do Conselho, no 21º andar do Centro Administrativo do Estado.
Texto: Assessoria Cdes-RS
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305