Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Conselhão-RS toma posse com a presença da ministra do Planejamento

Publicação:

26.02.13 Governador Tarso Genro durante audiência com a Ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior
Audiência com a Ministra Miriam Belchior - Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini

Na primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS) de 2013, marcada para esta terça-feira (12), às 14h30, no Palácio Piratini, ocorre a posse dos conselheiros e conselheiras da nova gestão do colegiado para o período 2013/2014. Houve renovação de 30% em relação a gestão 2011/2012. Do total de 90 integrantes, 27 são mulheres, atingindo 30% de composição feminina do colegiado. O governador Tarso Genro coordena a reunião que terá a participação especial da ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior.

Pela manhã, o governador e a ministra acompanham vistoria nas obras da BR-448 (Rodovia do Parque), a partir das 9h15, e participam, ao meio-dia, do ato de assinatura de regularização de áreas de duas escolas estaduais e do Instituto Federal de Educação.

No Conselhão, a ministra vai abordar a política nacional de desenvolvimento e os investimentos do Governo Federal no Rio Grande do Sul. A atividade terá transmissão pela internet nos sites www.cdes.rs.gov.br e www.rs.gov.br.

Após a posse e a abertura do secretário-executivo do CDES-RS, Marcelo Danéris, o secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik, fará uma apresentação sobre o Sistema de Desenvolvimento Econômico do estado. Na sequência, os conselheiros e conselheiras farão suas manifestações.

As conselheiras Sandrali Bueno e Lícia Peres e a secretária de Políticas para as Mulheres, Márcia Santana, farão parte da mesa para marcar o Dia Internacional da Mulher. Na atividade também será lançada a revista de balanço da primeira gestão, que resultou em mais de 130 propostas acolhidas pelo governo estadual.

Entre elas, estão políticas como o Pacto Gaúcho pela Educação, o Programa de Irrigação, diretrizes para o novo modelo de pedagiamento, Conselho Deliberativo Metropolitano, o projeto de lei do Conselho de Comunicação Social e medidas de incentivo tributário aos setores produtivos.

Renovação
A renovação dos integrantes permite que pessoas de outros segmentos possam participar e trazer suas contribuições para a gestão do Estado, observa Marcelo Danéris. Para ele, entre as grandes conquistas do primeiro mandato do Conselho está o reconhecimento público da importância do diálogo entre sociedade e governo como método democrático.

Novos integrantes
Os 27 novos integrantes são: Carlos Alexandre Neto, Carmen Camino, Cleonice Back, Deborah Finocchiaro, Diza Gonzaga, Eduardo Pazinato, Fábio Bernardi, Flávio Fligenspan, Gildo Milman, Heitor Müller, Irmã Lourdes Dill, Jarbas Lima, José Carlos Estefenon, Letícia Moreira da Silva, Lícia Peres, Luciana Miron, Luisa Geisler, Marcelo Bertoluci, Maria Tujira da Silva Cardoso, Marta Rossi, Mirian Barbosa, Nestor Freiberger, Orildes Lottici, Ricardo Russowsky, Roberto Argenta, Sandra Lucia Lopes da Silva. A representação indígena será definida durante a assembleia dos povos indígenas.

Vistoria na Rodrovia do Parque
Profissionais de imprensa que desejam acompanhar a vistoria da BR-448, a Rodovia do Parque, nesta terça-feira (11), com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, devem se concentrar em frente à Arena do Grêmio às 9h. Um veículo da construtora Queiroz Galvão vai acompanhar os carros de imprensa até o local.

Texto: Stela Pastore
Foto: Caco Argemi
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305

Arquivos anexos

Portal do Estado do Rio Grande do Sul