Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Conselho aprova Pedro Osório para a presidência da Fundação Piratini

Publicação:

Indicado pelo governador Tarso Genro para a presidência da Fundação Piratini, o jornalista e professor Pedro Luiz Osório teve seu nome aprovado por aclamação, em reunião extraordinária do Conselho Deliberativo da entidade, nessa quarta-feira (5) à noite. O notável é que esta prática não era cumprida pelos últimos governos, destaca o novo responsável pelo comando da TVE/RS e da FM Cultura, ao elogiar a determinação de empossar a presidencia somente após a avaliação do Conselho Deliberativo, em atendimento ao estatuto criado pela Lei 10535, de 8 de agosto de 1995.

O ato do governador leva adiante a ideia de garantir caráter público à Fundação Piratini, e uma participação social que se expressa por meio do Conselho. É a instância onde não cabe só apreciar o nome do presidente, mas também opinar e discutir sobre a programação, explica Osório.

O nome do jornalista e diretor cinematográfico Guilherme Castro também foi aprovado na direção de programação. O representante do Fórum dos Reitores, professor Alencar Mello Proença, assumiu a presidência do colegiado; o representante dos funcionários, Alexandre Leboutte, será o vice-presidente do Conselho e, substituindo Pedro Osório, na presidência do Conselho Deliberativo, assumirá a jornalista Vera Daisy Barcellos, representante do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul. Tânia Kist será a representante da Famurs.

O Conselho receberá, da Fundação, infraestrutura para trabalhar. Além de ser designada uma funcionária de apoio, a sala de reuniões será reorganizada para que possa atuar de forma dinâmica, com a possibilidade de reuniões pela internet, garante o presidente.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul