Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Conselho Estadual da Juventude elege mesa diretora

Publicação:

O Conselho Estadual da Juventude (Conjuve/RS), ligado à Secretaria da Justiça e Direitos Humanos, realizou nesta sexta-feira (22) a eleição para a mesa diretora, que será responsável pelos encaminhamentos e resoluções das decisões da entidade. O pleito ocorreu no auditório da Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã (Seplag). O Conjuve/RS foi criado em 2013 pelo Governo do Estado, após 10 anos da implementação do Conselho Nacional da Juventude.

“Obviamente, o Rio Grande do Sul vai ter que correr e muito para recuperar o conjunto de ações que o conselho já poderia ter proposto, mas o que temos que saudar é a existência dele agora e um espaço que cada vez mais seja fortalecido pelas entidades da sociedade civil. É um marco na política estadual da juventude a instalação do conselho”, ressaltou o secretário executivo do Conjuve Nacional, Murilo Amatneeks.

O Conjuve/RS foi criado para auxiliar o Poder Executivo na elaboração de políticas para a juventude, além de propor políticas públicas articuladas com a sociedade civil, visando garantir e ampliar os direitos da juventude, especialmente dos que estão em situação de vulnerabilidade social. Essas políticas devem ser realizadas por meio do fomento à educação, cultura, esporte e geração de oportunidades de trabalho e acesso à renda. Além dessas ações, o Conjuve tem o poder de atuar em situações que ferem os direitos dos jovens.

Para a presidente eleita do Conjuve/RS, Rossana Prux, a entidade simboliza um novo cenário para os jovens. “O conselho é um mecanismo para que a juventude possa se expressar. Isso representa muito para que possamos nos organizar melhor, pois é importante que nós, jovens, tenhamos a percepção de que sozinhos não iremos transformar as coisas. Precisamos criar órgãos, entidades e movimentos estudantis, já que todas essas formas de organizações são validas”.

O Conjuve/RS é constituído por 30 representantes da sociedade civil e 15 governamentais. Foram eleitos para a mesa diretora: presidente, Rossana Prux (Associação de Mulheres do Multiplicar); vice-presidente, Mateus Castro (Secretaria Estadual da Saúde), secretário geral, Leonardo Silveira (União de Negros e Negras pela Igualdade).

Texto: Jéssica de Menezes
Edição: Redação Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul