Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Cônsul-geral do Japão em Curitiba destaca importância da missão gaúcha ao seu país

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 06.07.2017: Governador José Ivo Sartori recebeu na manhã desta quinta-feira (06), em seu Gabinete no Palácio Piratini, a visita do Cônsul-Geral do Japão em Curitiba,  Hajime Kimura. Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini
Governador falou da importância da viagem e agradeceu a hospitalidade dos japoneses - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

A missão oficial do governo do Estado ao Japão, no início de junho, foi pauta do encontro entre o governador José Ivo Sartori e o cônsul-geral do Japão em Curitiba, Hajime Kimura. A reunião ocorreu na manhã desta quinta-feira (6), no Palácio Piratini, e teve a presença do cônsul do Japão em Porto Alegre, Takashi Kondo.

O governador falou da importância da viagem e agradeceu a hospitalidade dos japoneses. “A missão foi fundamental para apresentar as potencialidades do Rio Grande do Sul e atrair novos investimentos para o estado. Durante os dias em que visitamos o país, encontramos uma comunidade extremamente respeitosa e acolhedora. Estamos muito gratos pela excelente receptividade que recebemos”, afirmou.

Para Hajime Kimura, a parceria entre Rio Grande do Sul e o Japão só tende a crescer após a missão oficial. “Tenho certeza de que há muitas oportunidades de colaboração em diversos setores. A visita da comitiva gaúcha auxiliou a estreitar ainda mais os laços com a população japonesa, aproximando comunidades e empreendedores”, afirmou.

Sobre a missão

A missão governamental ao Japão esteve nas províncias de Tóquio, Shizuoka (Hamamatsu e Iwata) e Shiga (Otsu). Liderada por Sartori, a comitiva contou com a participação de secretários de Estado, assim como deputados estaduais e dirigentes de federações e entidades. A iniciativa faz parte do Plano de Expansão das Relações Econômicas, Científicas e Culturais, que pretende criar condições e ampliar relações existentes entre o Rio Grande do Sul e o país asiático.

As agendas no país contribuíram para a aproximação com instituições voltadas a investimentos, à promoção comercial do estado, sobretudo, à promoção do carvão gaúcho, com reuniões e visitas técnicas específicas. Além disso, na questão ambiental, tratou-se do projeto de recuperação do sistema lagunar norte com o intercâmbio de experiências de recuperação ambiental do Lago Biwa.

Intercâmbio comercial

Entre os três principais produtos exportados pelo Rio Grande do Sul ao Japão estão carnes e miudezas comestíveis das aves, correspondendo a 40% do volume total, seguidos por madeira (26%) e pastas químicas de madeira (8%). Em relação aos produtos importados pelo estado, folhas e tiras de alumínio estão em primeiro lugar com 13% do volume total comercializado, seguidas por partes destinadas a motores (7%) e rolamentos de esferas, de roletes ou de agulhas (5%).



Texto: Alessandra Pinheiro
Edição: Léa Aragón/ Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul