Cooperativa assume parque fabril da Enxuta

A Cooperativa de Produção Industrial de Eletrodomésticos Caxias Ltda (Eletrocoop) vai assumir o parque fabril da Enxuta, localizado em Caxias do Sul. O acordo foi fechado hoje (1º), com a presença dos técnicos do Programa Economia Popular Solidária, da Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, representantes da Prefeitura de Caxias do Sul, dirigentes da Eletrocoop e diretoria da empresa. Durante o encontro, o secretário-geral da cooperativa, Ivan Oliboni, e o diretor da Enxuta, Paulo Triches, assinaram três contratos de arrendamento: imóvel, marca e software e maquinário, que autorizam a cooperativa a administrar a fábrica, o uso da marca Enxuta e os equipamentos. Nos próximos dias, a Eletrocoop deverá entregar o projeto de viabilidade econômica da fábrica para os governos estadual e federal e bancos, para solicitação de financiamentos. A Enxuta produz eletrodomésticos desde 1981. A fábrica foi desativa em novembro de 2001 por não suportar dívidas e falta de capital de giro. Uma crise que representou o desemprego de 750 pessoas na cidade de Caxias do Sul.