Coro Sinfônico da Ospa apresenta Missa Através dos Tempos
Publicação:
O Coro Sinfônico de Porto Alegre estará na Igreja Nossa Senhora das Dores, em Porto Alegre, no próximo domingo (6), às 11h. Com o título A Missa através dos Tempos, o espetáculo busca retratar, de uma forma breve, a transformação dos estilos musicais através da história da música. A apresentação tem entrada franca.
De acordo com o maestro Manfredo Schmiedt, as obras apresentadas serão de diferentes períodos históricos, como o Intróito Gregoriano, o Kyrie da Renascença, o Glória do Barroco, o Credo do Clássico, O Sanctus do Romântico e o Agnus Dei do Contemporâneo. Além destas obras ainda cantaremos outras peças sacras.
Fundado há mais de 30 anos, o Coro Sinfônico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) é formado por cantores amadores que dedicam parte de seu tempo livre à música. Nos últimos anos, desenvolve um trabalho de aperfeiçoamento teórico musical que qualifica cada vez mais o grupo.
Formado para colaborar nos concertos da Ospa, também integra outros projetos quando convidado. Nos anos de 2007 e 2008, participou da montagem de Carmina Burana para dois pianos e percussão, integrou projetos com a Orquestra da Universidade de Caxias do Sul, além de apresentações com acompanhamento de piano em Porto Alegre e outras cidades.
Em seu repertório estão obras de Mozart, Beethoven, Mahler, Mendelssohn, Gounod, Brahms, Bach, Haendel, Haydn, Vivaldi, Orff, Verdi, Puccini, Bizet, Rachmaninoff, Stravinsky, Rimsky-Korsakov, Tchaikovsky, Mussorgsky, Borodin, entre outros.
O coro é regido pelo maestro Manfredo Schmiedt e conta também com o apoio do professor de canto Ricardo Barpp, do pianista Fernando Rauber Gonçalves e da pianista assistente Irene Porzio.
Com mestrado em Regência pela Universidade da Geórgia (EUA) e Graduação em Regência pela Universidade Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS), Manfredo Schmiedt participou de cursos de regência na Alemanha, Holanda, Argentina, Estados Unidos e Brasil. Estudou com renomados maestros como Eleazar de Carvalho, Roberto Duarte, Lutero Rodrigues, Ernani Aguiar, Carlos Alberto Pinto da Fonseca, Emilio de César, Arlindo Teixeira, Hans van Homberg, Helmut Rilling, Jean Fournet, Eric Ericson, Mark Cedel, Melinda ONeal e Yoel Levi.
Em virtude de seu destacado desempenho acadêmico recebeu duas importantes condecorações nos Estados Unidos: Pi Kappa Lambda Music Honor Society e Directors Excellence Award. Foi regente convidado no High School Workshop promovido pela Universidade da Geórgia. Obteve, em duas oportunidades, o primeiro lugar no Concurso Jovens Regentes promovido pela OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Recebeu o Prêmio Açorianos de Música por sua participação como regente na peça A História do Soldado de Stravinsky.
O quê: Coro Sinfônico da Ospa apresenta Missa Através dos Tempos
Quando: Dia 6/11, às 11h, na Igreja Nossa Senhora das Dores
Entrada Franca
Texto: Raphaela Donaduce
Edição: Redação Secom