Corpo de Bombeiros comemora dia nacional com festa na Redenção
Publicação:

O Dia Nacional dos Bombeiros foi comemorado neste sábado (2) junto ao Monumento do Expedicionário, no Parque Farroupilha (Redenção), em Porto Alegre. O evento aconteceu um dia depois do governo do Estado encaminhar à Assembleia Legislativa projetos que marcam o início do desmembramento do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar.
Na cerimônia, que reuniu grande público, foram entregues medalhas do mérito de serviço ao primeiro tenente da Reserva Remunerada de Roraima Antônio Henrique de Souza Cruz Pereira e ao cabo de Mato Grosso Avalone Santos da Silva.
Também foram entregues comendas para o comandante-geral da BM, coronel Alfeu Freitas Moreira; o comandante do 8º Batalhão Logístico do Exército Brasileiro, coronel Fabiano Correa de Lima; o subcomandante geral da BM, coronel Andreis Silvio Dal'Lago; o chefe do Estado Maior da BM, coronel Julio César Rocha Lopes; e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, entre outros.
O cão Luck foi agraciado junto com o terceiro sargento Gérson Meirelles dos Santos, do Serviço de Cinotecnia de Resgate do Rio Grande do Sul. O animal atuou durante anos no Corpo de Bombeiros e se aposentou por idade avançada, deixando como sucessor o cão Frank, que vai atuar nas Olimpíadas do Rio de Janeiro.
A solenidade foi encerrada com o tradicional banho de mangueira nos oficiais promovidos no último mês de junho.
O Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Adriano Krukoski, destacou a importante missão dos combatentes do fogo. "Quero enaltecer a digna missão dos bombeiros. Sua atividade não se limita à extinção de incêndios. Também atua na prevenção de sinistros em geral, serviços de busca, resgate e salvamento e ações de defesa civil, auxiliando a população na proteção de suas vidas e na preservação de bens materiais", afirmou.
Desvinculação
O Comandante-geral da Brigada Militar, coronel Alfeu Freitas Moreira, saudou os bombeiros afirmando que a desvinculação da BM é um passo histórico. "Temos muito o que comemorar. Somos irmãos de farda e estaremos sempre próximos acompanhando essa jornada que se inicia cheia de desafios, mas também de superação, que faz parte da formação do bombeiro militar", finalizou.
O secretário de Segurança Pública, Wantuir Jacini, ressaltou o empenho do governo do Estado em garantir a estrutura para a independência da corporação. "Ontem foram encaminhados à Assembléia Legislativa projetos de lei que darão seguimento à desvinculação dos bombeiros. Esperamos que, em até 90 dias, todos os trabalhos estejam concluídos", lembrou.
Histórico
Decreto imperial assinado por Dom Pedro II em de julho de 1856 regulamentou a atividade de bombeiro no Brasil. A medida trouxe ao imperador o reconhecimento como Patrono do Corpo de Bombeiros nacional.
Em Porto Alegre, o Corpo de Bombeiros foi criado pelas companhias seguradoras e inaugurado em 1895 com um efetivo de 17 funcionários, chamados de soldados do fogo. Com o crescimento das cidades, a corporação foi ampliada e equipada com materiais mais modernos. Os bombeiros foram fundidos à BM em 1935 quando houve a necessidade do serviço ser administrado e custeado pelas administrações públicas.
Texto: Clelia Nunes Admar
Edição: Gonçalo Valduga/Secom