Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Corpo de Bombeiros Militar lança Campanha Inverno Seguro para prevenção de incêndios residenciais

Nos meses mais frios do ano, aumentam os casos de incêndios relacionados ao uso de fogões a lenha, lareiras e aquecedores

Publicação:

Secretaria da Segurança Pública
-

Com a chegada do inverno e o aumento do uso de equipamentos para aquecimento, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) está lançando a Campanha Inverno Seguro para prevenção de incêndios residenciais. A iniciativa alerta para os cuidados necessários nesta época do ano.   

Levantamento realizado pela Assessoria de Operações e Defesa Civil (AODC) aponta aumento de 8,5% nas ocorrências relacionadas ao uso de fontes térmicas entre os 2024 e 2025, passando de 1.196 para 1.298 registros. Os casos estão associados principalmente ao uso de fogões a lenha, lareiras, aquecedores e cobertores térmicos.  

“Com a queda das temperaturas, é natural que as pessoas utilizem mais equipamentos para aquecimento. Por isso, é fundamental redobrar a atenção para evitar situações que possam resultar em incêndios ou acidentes dentro de casa”, destaca o tenente do CBMRS Rafael Vieira.  

Diante desse cenário, a corporação reforça a importância da adoção de medidas preventivas durante o período de inverno, especialmente no uso de equipamentos destinados ao aquecimento de ambientes.  

Para reduzir os riscos de incêndio, a orientação é para que a população adote alguns cuidados no dia a dia:  

  • evitar aproximar cortinas, roupas, colchões, móveis, papéis e demais materiais inflamáveis de fontes de calor;  
  • evitar deixar os cômodos totalmente fechados, porque a queima consome oxigênio, o que pode causar problemas graves de saúde;  
  • manusear combustíveis apenas em locais seguros;  
  • não utilizar motores e geradores em ambientes fechados;  
  • conferir regularmente as condições de fios, tomadas, extensões, chaminés, dutos e demais componentes utilizados no aquecimento;  
  • não utilizar adaptações elétricas inadequadas, ligações improvisadas ou equipamentos em más condições de uso;  
  • sempre que possível, desligar aparelhos ao sair do ambiente ou antes de dormir;  
  • observar sinais de risco: cheiro de queimado, superaquecimento, fumaça, faíscas ou falhas de funcionamento devem ser tratados com atenção imediata;  
  • utilizar equipamentos conforme as recomendações de instalação, uso e manutenção do fabricante.  
  • evitar o superaquecimento com excesso de lenha ou uso prolongado e nunca deixar o local sem se certificar de que o fogo está extinto.    

O CBMRS reforça que atitudes preventivas e o uso correto dos equipamentos são fundamentais para evitar incêndios e garantir mais segurança às famílias durante o inverno.  

“A prevenção começa com atitudes simples e o uso correto dos equipamentos. Seguir as orientações de segurança é a melhor forma de proteger a residência e preservar vidas durante o inverno”, lembra o tenente Vieira.   

Em emergências, ligue para o Corpo de Bombeiros Militar no 193. 

Texto: Luciana Balbueno/Ascom SSP
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul