Corpo de Bombeiros Militar lança Campanha Inverno Seguro para prevenção de incêndios residenciais
Nos meses mais frios do ano, aumentam os casos de incêndios relacionados ao uso de fogões a lenha, lareiras e aquecedores
Publicação:
Com a chegada do inverno e o aumento do uso de equipamentos para aquecimento, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) está lançando a Campanha Inverno Seguro para prevenção de incêndios residenciais. A iniciativa alerta para os cuidados necessários nesta época do ano.
Levantamento realizado pela Assessoria de Operações e Defesa Civil (AODC) aponta aumento de 8,5% nas ocorrências relacionadas ao uso de fontes térmicas entre os 2024 e 2025, passando de 1.196 para 1.298 registros. Os casos estão associados principalmente ao uso de fogões a lenha, lareiras, aquecedores e cobertores térmicos.
“Com a queda das temperaturas, é natural que as pessoas utilizem mais equipamentos para aquecimento. Por isso, é fundamental redobrar a atenção para evitar situações que possam resultar em incêndios ou acidentes dentro de casa”, destaca o tenente do CBMRS Rafael Vieira.
Diante desse cenário, a corporação reforça a importância da adoção de medidas preventivas durante o período de inverno, especialmente no uso de equipamentos destinados ao aquecimento de ambientes.
Para reduzir os riscos de incêndio, a orientação é para que a população adote alguns cuidados no dia a dia:
- evitar aproximar cortinas, roupas, colchões, móveis, papéis e demais materiais inflamáveis de fontes de calor;
- evitar deixar os cômodos totalmente fechados, porque a queima consome oxigênio, o que pode causar problemas graves de saúde;
- manusear combustíveis apenas em locais seguros;
- não utilizar motores e geradores em ambientes fechados;
- conferir regularmente as condições de fios, tomadas, extensões, chaminés, dutos e demais componentes utilizados no aquecimento;
- não utilizar adaptações elétricas inadequadas, ligações improvisadas ou equipamentos em más condições de uso;
- sempre que possível, desligar aparelhos ao sair do ambiente ou antes de dormir;
- observar sinais de risco: cheiro de queimado, superaquecimento, fumaça, faíscas ou falhas de funcionamento devem ser tratados com atenção imediata;
- utilizar equipamentos conforme as recomendações de instalação, uso e manutenção do fabricante.
- evitar o superaquecimento com excesso de lenha ou uso prolongado e nunca deixar o local sem se certificar de que o fogo está extinto.
O CBMRS reforça que atitudes preventivas e o uso correto dos equipamentos são fundamentais para evitar incêndios e garantir mais segurança às famílias durante o inverno.
“A prevenção começa com atitudes simples e o uso correto dos equipamentos. Seguir as orientações de segurança é a melhor forma de proteger a residência e preservar vidas durante o inverno”, lembra o tenente Vieira.
Em emergências, ligue para o Corpo de Bombeiros Militar no 193.
Texto: Luciana Balbueno/Ascom SSP
Edição: Secom